Unijuí promove Encontro Pan-Americano de Leite na Expofest Ijuí - Unijuí

Unijuí promove Encontro Pan-Americano de Leite na Expofest Ijuí

A Unijuí promoveu nesta terça-feira, 17 de outubro, o Encontro Pan-Americano de Leite, durante a programação da ExpoFest Ijuí. O evento foi realizado em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Rural de Ijuí e Emater, na Casa do Produtor, no Parque de Exposições Wanderley Burmann.

O encontro contou com a presença de produtores, estudantes dos cursos de Agronomia e Medicina Veterinária da Unijuí e do curso técnico em Agropecuária do Instituto Municipal de Ensino Assis Brasil (Imeab), além de empresários e sindicatos rurais.

O painelista Jair da Silva Mello, gerente de Suprimento de Leite da CCGL, abordou a cadeia do leite e os fatores que influenciam no sucesso das propriedades. Para isso, Jair trouxe indicadores de produção e dados relacionados ao relatório socioeconômico da cadeia do leite no Estado, em 2023, onde os produtores apontaram como suas principais dificuldades  o preço do leite (49,89%), seguido da mão de obra (45,96%) e da sucessão familiar (41,91%).

Além disso, também foi tema do evento o preço do adubo, custo de produção, consumo, entre outros. O professor doutor da Unijuí, Emerson André Pereira, foi o mediador do encontro e destacou a importância da discussão do tema. “Este tipo de palestra vai exatamente ao encontro do que ensinamos nas aulas teóricas e práticas da Unijuí. Na área da pecuária, há oportunidades de trabalho tanto para engenheiros agrônomos como de médicos veterinários”, explicou.

No Pavilhão da Agricultura Familiar, ocorreu o concurso de embutidos para o Prêmio ExpoFest da Agricultura Familiar, onde foram avaliados produtos comercializados durante a feira pelos produtores. As professoras Eilamaria Libardoni e a coordenadora do curso de Nutrição e Gastronomia, Karina Rios, integraram a comissão avaliadora.

Já na Casa da Unijuí as atividades ficaram por conta do curso de Engenharia Civil que realizou a ação “Conhecendo a Usina Velha”, com a exibição de um vídeo sobre o funcionamento da usina. O Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp) também esteve presente e promoveu uma visita à Exposição de Longa Duração por meio da realidade virtual. Além disso, o Madp participou de uma videoconferência, para o canal oficial da ExpoFest Ijuí, sobre a cultura Guarani.