Unijuí promove workshop de Gastronomia e visita virtual ao Madp em mais um dia de ExpoFest Ijuí - Unijuí

A Unijuí promoveu mais uma série de atividades nesta segunda-feira, 16 de outubro, durante a ExpoFest Ijuí. As ações aconteceram tanto na Casa da Universidade quanto na Casa do Produtor Rural.

Durante a manhã, a Unijuí foi apoiadora do Seminário Regional de Agroindústrias, realizado junto à Casa do Produtor Rural, a partir dos Caminhos Rurais. Ainda na área do agronegócio, o professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional da Unijuí, Argemiro Brum, participou do Painel da RBS com o tema “Como tornar o campo atrativo para os jovens”. O evento aconteceu à noite, na Casa do Produtor Rural.

À tarde, os olhares se voltaram à Casa da Unijuí, onde o Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp) promoveu uma visita à Exposição de Longa Duração por meio da realidade virtual. Enquanto isso, o curso de Gastronomia promovia, concomitantemente, o workshop sobre “Harmonização de queijos e vinhos”. De acordo com a professora Etiene Meyer Johannsen, a atividade, promovida em parceria com o Sebrae e com os produtores rurais, contempla as disciplinas vistas no curso e tem o intuito de enaltecer as marcas, Unijuí e Sebrae, além de colocar em destaque os produtos produzidos pelos produtores rurais de Ijuí e região.

“É muito importante valorizarmos o produtor rural, e o curso tem essa ‘pegada’ de convidar o público para conhecer tanto as práticas da Gastronomia quanto os nossos parceiros. Além disso, é extremamente importante tirarmos os estudantes de dentro do laboratório para terem essa vivência no mundo real, dos negócios”, disse, destacando que o workshop contou com a apresentação do terroir -  expressão que traduz os fatores naturais e humanos que controlam a cultura da vinha e a produção do vinho; das tipologias do queijo e do vinho; além da degustação.

Enquanto isso, no campus, a Unijuí recebeu a visita da professora Linda Gaile, da Letônia, e do representante da etnia Leta em Ijuí, Douglas Ukstin. A recepção foi feita pela reitora, professora Cátia Maria Nehring, pela vice-reitora de Graduação, professora Fabiana Fachinetto, pelo vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Fernando Jaime González, e pela assessora do Escritório de Relações Internacionais (ERI), Vanderléia de Andrade Haiski. A convidada participou nesta noite do evento “Tradução de artigos científicos”, promovido pelo ERI no campus da Unijuí.