Unijuí - campus Santa Rosa apresenta o projeto Smart LiveLab à comitiva de San Marcos, do México - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Unijuí - campus Santa Rosa apresenta o projeto Smart LiveLab à comitiva de San Marcos, do México

Depois de visitar o campus de Ijuí, a comitiva da cidade de San Marcos, no México, esteve na Unijuí - campus Santa Rosa para conhecer de perto o Smart LiveLab, que é um espaço colaborativo de inovação tecnológica que tem o intuito de fomentar o desenvolvimento econômico e social da macrorregião Noroeste e Missões. O projeto é fruto de uma parceria entre a Unijuí e a Prefeitura de Santa Rosa, por onde a comitiva também passou. Recepcionados pelo prefeito, Anderson Mantei, o grupo conheceu o prédio administrativo e secretarias municipais, além de espaços como a Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa (Fumssar) e a Associação Comercial Industrial, de Serviços e Agronegócios (Acisap).

A visita ao campus aconteceu na noite desta quarta-feira, 11 de outubro, quando foram recebidos o prefeito de San Marcos, Tomás Hernández Palma; o assessor de turismo, Carlos Gallegos García; o diretor de Desenvolvimento Urbano e Ecologia Municipal, Enrique Garibo Hernandez; o professor da Universidade de Cambridge, Carlos Molina; e o funcionário da prefeitura de San Marcos e atualmente intercambista e mestrando em Modelagem Matemática e Computacional da Unijuí, Arturo Dina Valente. Eles foram recebidos pela coordenadora do campus Santa Rosa, professora Taciana Paula Enderle; pelo coordenador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Modelagem Matemática e Computacional, Sandro Sawicki; e pelos professores Gerson Battisti e Rafael Frantz. 

Conforme destacou o professor Sandro Sawicki, foi possível apresentar ao grupo toda a estrutura do Smart LiveLab, também conhecido como Living Lab Noroeste Missões, e que consiste numa infraestrutura de hardware e software voltada para as cidades inteligentes e para a Internet das Coisas (IoT). “Apresentei o caso de Santa Rosa, onde nós criamos uma infraestrutura de captura, transmissão e armazenamento de dados históricos, provenientes de sensores que foram distribuídos pela área da cidade. Dentre eles, temos estações meteorológicas completas, sensores de ruídos, de radiação ultravioleta (UV), poluição do ar, sensores de umidade e temperatura da terra, além de sensores de pH, que buscam saber a acidez da água. Os dados captados são enviados de forma remota para um servidor, localizado no campus, e em tempo real conseguimos visualizá-los”, explicou o docente, lembrando que qualquer empresa da região pode usar essa infraestrutura, bastando realizar um convênio com o Living Lab. 

O objetivo da comitiva é replicar essa estrutura em San Marcos, no México. Para isso, o funcionário da prefeitura,  Arturo Dina Valente, está realizando o mestrado no Programa em Modelagem Matemática e Computacional, na temática de cidades inteligentes e IoT, com o intuito de aprender a tecnologia e ser o elo entre esses dois municípios. Como destacou o prefeito de San Marcos, Tomás Hernández Palma, o objetivo da visita foi realmente conhecer o trabalho de pesquisa que a Unijuí vem desenvolvendo, capaz de transformar a cidade de Santa Rosa. “Estamos desenvolvendo um destino turístico em San Marcos e queremos dar esse conceito de cidade, de sociedade, de governo inteligente. Estamos muito encantados com o que está sendo desenvolvido aqui, com esta tecnologia avançada. Queremos, com isso, unir esforços entre a Unijuí e o governo ao qual represento”, disse, destacando que a ideia é dar os primeiros passos para a implantação do projeto ainda neste ano. 

O prefeito Anderson Mantei destacou que a ação colabora para o desenvolvimento das duas cidades. “Ficamos honrados em receber autoridades de outro país que vieram até Santa Rosa para conhecer e entender nosso modelo de gestão, que está sendo baseado na desburocratização, incorporação de novas tecnologias – cidades inteligentes - e no planejamento estratégico. Nossa cidade tem avançado em muitas áreas e quem vem de fora chega aqui e encontra um local próspero, bonito, limpo, organizado e com qualidade de vida para a população”, disse.

A comitiva segue com agendas nos próximos dias. 

 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.