Curso de Medicina realiza aula inaugural e cerimônia de entrega dos jalecos à 8ª turma - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

O curso de Medicina da Unijuí promoveu na noite da última sexta-feira, 6 de outubro, sua aula inaugural, que contou com a cerimônia de entrega dos jalecos aos calouros da oitava turma. O evento foi realizado no Salão de Atos da Universidade e contou com a presença de pais, professores e estudantes, tanto ingressantes quanto veteranos. 

A saudação inicial ficou a cargo do vice-reitor de Administração, professor Dieter Siedenberg, que destacou que o curso está em seu quinto ano de implementação e já conta com mais de 300 estudantes. “A Universidade está realizando o processo de implementação com muita responsabilidade, a partir de uma proposta pedagógica diferenciada, que vem dando resultados. Hoje, mesmo, um grupo de profissionais do Grupo Helios, maior rede de hospitais e clínicas da Europa, esteve na Unijuí conferindo as estruturas do curso de Medicina. E eles, que possuem 111 hospitais na Alemanha, 90 centros médicos e 21 centros de reabilitação, disseram que têm muito a aprender conosco, tanto em qualificação quanto no uso de tecnologias”, comentou o vice-reitor. 

O curso, conforme destacou o coordenador, professor Jorge Brust, possui 9 mil horas e mais de 130 professores atualmente. “Nos orgulhamos em ter mais de 90% dos estudantes oriundos de Ijuí e região, o que atende ao nosso anseio inicial, de poder ofertar esse curso aos nossos jovens”, disse, lembrando que o curso também vem para ampliar o número de profissionais médicos na região.

“Enquanto nos países desenvolvidos há 3,5 médicos para cada mil habitantes e o Ministério da Saúde preconiza que haja no mínimo 2,5, nossa região possui uma média de 0,80 médico para cada mil pessoas. Em Porto Alegre, para se ter uma ideia, há 10 médicos para cada mil habitantes. Nosso curso vem, portanto, para tentar suprir a demanda e melhorar o atendimento na área da saúde - algo que já é possível observar com a inserção dos nossos estudantes na rede de saúde”, destacou o professor. 

Na sequência, ocorreu a palestra “Excelência na profissão e qualidade de vida”, com o professor doutor Adelar Francisco Baggio. Por fim, o professor Jorge Brust deu as orientações necessárias sobre o uso do jaleco, considerado um importante Equipamento de Proteção Individual (EPI). 

A aula inaugural foi encerrada com a cerimônia de entrega dos jalecos pelos veteranos aos estudantes ingressantes. 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.