Rally Latinoamericano de Innovación tem início nos campi Ijuí e Santa Rosa - Unijuí

Rally Latinoamericano de Innovación tem início nos campi Ijuí e Santa Rosa

Nesta sexta-feira, 6 de outubro, ao meio-dia, teve início mais uma edição do Rally Latinoamericano de Innovación 2023. Pelo quarto ano consecutivo, a Unijuí é sede do evento, por meio dos campi Ijuí e Santa Rosa. O propósito da competição é desenvolver a cultura de inovação.

Por se tratar de um evento internacional, as 175 sedes tiveram início simultâneo das atividades. Além do Brasil, a Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Guatemala, México, Nicarágua, Paraguai e Uruguai também participam da competição.

Nesta edição, o Rally recebeu mais de dez mil inscrições, e nas sedes de Ijuí e Santa Rosa, estão participando 38 inscritos. As equipes escolheram um dos nove desafios sugeridos pelo evento, que são de grande importância para a sociedade, e devem criar uma solução criativa e viável para o problema em 28 horas. Os participantes do Rally de Innovación têm até às 16h deste sábado, 7, para finalizar suas propostas e apresentá-las aos jurados por meio de um vídeo com duração de até 2 minutos, juntamente com um relatório programado que explicará a viabilidade e o impacto da ideia.

Após a entrega dos trabalhos, os jurados escolherão os vencedores em três níveis: sede, nacional e internacional, e nas categorias, inovação e impacto social. Os vencedores nos níveis sede e nacional serão conhecidos em até 3 horas após o término da competição, e os escolhidos no nível internacional serão revelados em até 72 horas após o término do evento.

De acordo com o coordenador da Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica (Criatec) no campus Santa Rosa, Lucas Escher, as equipes vencedoras nas categorias de Inovação e Impacto Social das sedes de Ijuí e Santa Rosa serão premiadas com uma vaga na pré-incubação da Criatec e mais 10 horas de mentorias para transformar a ideia de solução em negócio.

Com o objetivo de promover a integração entre os estudantes latinos, durante a competição, equipes dos países participantes serão escolhidas de forma aleatória para participar de uma dinâmica pelo TikTok, através de um vídeo no qual deverão apresentar a cultura de seu país.

Lucas destaca a relevância do evento para os acadêmicos da Universidade. “O Rally Latinoamericano de Innovación proporciona aos estudantes de graduação da Unijuí uma grande experiência no sentido de desenvolver soluções criativas para problemáticas reais, e também, proporciona a eles a possibilidade de trabalhar em equipe, além de desenvolver habilidades criativas e empreendedoras, através das soluções que estarão desenvolvendo durante 28 horas”, enfatiza.

O evento atende ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 9, focado em construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação."