Webinar aborda Educação Física Escolar com participação de professores e estudantes - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Nesta quarta-feira, 13 de setembro, aconteceu mais um encontro “Webinars – Diálogos sobre Educação e Docência em Tempos Líquido-Modernos: interfaces entre Universidade e Escola”, promovido pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC), da Unijuí. A mesa temática da noite abordou a temática “O Corpo, o Currículo e a Cultura Corporal na Educação Física Escolar em Tempos Líquidos: reconstruindo significados”.

Este encontro foi mediado e coordenado pelo professor e doutor da Unijuí, Sidinei Pithan da Silva, com a participação da professora da Escola Estadual de Ensino Médio Ruy Barbosa, de Ijuí, Antônia de Fátima Gobbo; do professor e doutor da Facultad de Educación Física, na Universidad Pedagógica Nacional (UPN), em Bogotá, Víctor Hugo Duran Camelo; da professora e doutoranda do PPGEC, da Unijuí,  Gabriela Antes Kuhn; da professora de Educação Física, em Xangri-Lá, Patrícia Gehrke; e dos estudantes do Ensino Médio do Colégio Sagrado Coração de Jesus, de Ijuí, Carlos Woitchunas, Miguel Bado, Manoela Fischer e Justine Bueno. 

O debate da noite teve início com a apresentação dos trabalhos realizados pelos  estudantes do Colégio Sagrado Coração de Jesus, a partir da obra  “O intolerável peso da feiura”, que aborda questões de identidade, corporalidade e o modo que a temática é importante para os estudantes do Ensino Médio. 

Os estudantes Carlos Woitchunas e Miguel Bado desenvolveram um trabalho que aborda a suplementação esportiva, com o propósito de descobrir o motivo pelo qual as pessoas buscam o método, para isso, eles realizaram uma pesquisa histórica, para chegar aos tempos atuais. 

Manoela Fischer e Justine Bueno apresentaram o trabalho “Excessos e recheios no mundo da moda”, inspirado no capítulo 5.1 do livro  “O intolerável peso da feiura”, com foco em mulheres grávidas. As jovens destacaram como o mundo da moda idealiza os corpos das mulheres, até mesmo durante a gestação, em capas de revistas, através de padrões irreais e que fogem da realidade, por exemplo, corpos sem marcas das transformações vividas durante este período. 

O próximo webinar será realizado no dia 19 de setembro, com o tema “Formação Continuada de Professores para a educação básica no Brasil e América Latina: enfoques sobre Conhecimento, Ambivalência e Complexidade”. Na coordenação e mediação, estarão os professores doutores Sidinei Pithan da Silva e Vidica Bianchi, da Unijuí; e Claudionei Vicente Cassol, da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) . São convidadas as professoras e doutoras Izabel Petraglia, Izabel Petraglia (Unimep) – CEP Edgar Morin; e Maya Aguiluz-Ibargen, da Universidad Nacional Autónoma de México (Unam); e as professoras e mestres Adriane Helena Dutra Quaresma, da Rede Pública Municipal de Horizontina; Rosmari Marodin Gobo e Cassia Silene Cervi Anéas, da Escola Estadual de Ensino Médio Ruy Barbosa.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.