Residência Multiprofissional em Saúde da Família parceria entre Unijuí e Fumssar oferece capacitação para profissionais na área da saúde - Unijuí

A Unijuí, oferta desde 2010 a Residência Multiprofissional em Saúde da Família, em parceria com a Prefeitura Municipal de Santa Rosa, por meio da Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa (Fumssar). O curso de Pós-Graduação Lato Sensu é focado na preparação dos profissionais na área da saúde para atuação na atenção primária.

A Residência Multiprofissional em Saúde da Família é um programa que combina aulas teóricas no campus Santa Rosa da Unijuí com a prática em Unidades Básicas de Saúde (UBS). O curso é voltado para profissionais de Educação Física (bacharelado), Enfermagem, Farmácia, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Serviço Social.

A professora e coordenadora do programa, Moane Marchesan Krug, destaca que a parceria entre a Unijuí e a Fumssar é um dos principais diferenciais do curso. “Nosso programa acontece em Santa Rosa, um município reconhecido nacionalmente pela organização e gerenciamento da saúde, em especial, da atenção básica”, salienta.

A Residência Multiprofissional em Saúde da Família tem duração de dois anos e requer dedicação exclusiva por parte dos profissionais, que não podem exercer outras atividades profissionais durante o programa. Como incentivo, os estudantes recebem uma bolsa-trabalho após a admissão. O curso possui uma carga horária semanal de 60 horas, distribuídas entre atividades práticas no campo profissional e estudos direcionados na Unijuí.

De acordo com a coordenadora Moane Marchesan Krug, as atividades práticas em campo representam 80% do curso e ocorrem nas UBS, sob a supervisão de preceptores. Já as atividades teóricas na universidade correspondem a 20% do programa e incluem estudos, discussões sobre as políticas de saúde e serviços do Sistema Único de Saúde (SUS), elaboração de projetos de pesquisa e intervenções.

Uma das estudantes beneficiadas pelo programa é a dentista Ronize Peruzzi Damião, que escolheu a especialização após receber feedbacks positivos sobre a qualidade da Unijuí. Ronize realiza sua especialização na UBS Centro de Santa Rosa e destaca a gratificante experiência de aprendizado e troca de conhecimento entre diferentes áreas profissionais.

A estudante ressalta que a formação está contribuindo significativamente para sua qualificação profissional. “Na minha área da Odontologia, estou melhorando o manejo com pacientes, a qualidade do atendimento e tendo outras visões de diagnóstico. Tenho troca de informações com a preceptora, e melhorando meu desempenho técnico durante os procedimentos, que são variados”, conta.

A abordagem multidisciplinar do programa é enfatizada por Ronize. “A questão multidisciplinar é outro ponto muito importante, que me faz ter um crescimento e uma diferença enorme no trabalho, consigo visualizar o ser humano completo”, ressalta.

O Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família está com edital aberto, até dia 26 de novembro, para o período letivo de 2024/2026. O processo de seleção é composto por quatro etapas distintas: prova escrita objetiva, carta de interesse, análise de títulos e entrevista. A prova escrita está agendada para o dia 2 de dezembro, no campus Santa Rosa da Unijuí, e os candidatos devem entregar a carta de interesse e os documentos para análise de títulos nesta data. A entrevista será realizada em 15 de dezembro, e os resultados finais serão divulgados em 18 de dezembro.

Confira o número de vagas disponíveis para cada área: 1 vaga para a área de Educação Física (bacharelado); 4 vagas para Enfermagem; 1 vaga para Farmácia; 1 vaga para Nutrição; 2 vagas para Odontologia; 1 vaga para Psicologia; e 1 vaga para Serviço Social.
Os candidatos podem se inscrever acessando o site unijui.edu.br/pos, onde o edital completo está disponível. Para mais informações, entre em contato pelo telefone 55 3332-0553 ou pelo e-mail educacaocontinuada@unijui.edu.br.