Conhecimento que transcende: Unijuí oferta seis programas de Pós-Graduação Stricto Sensu - Unijuí

Visando instigar o pensamento de que o conhecimento e a ciência são transformadores, a Unijuí lançou nesta segunda-feira, 11 de setembro, sua campanha de Pós-Graduação Stricto Sensu, ingresso 2024, que traz um convite para que as pessoas transcendam as fronteiras, por meio da pesquisa, da extensão e das trocas de experiências vivenciadas nos cursos de Mestrado e Doutorado que a Universidade oferece.

Com o mote “Conhecimento que transcende”, a proposta tem como objetivo fazer com que as pessoas exercitem o olhar crítico para seu próprio processo de aprendizagem, entendo que as fronteiras do conhecimento não são suficientes para os que desejam transformar suas realidades.

Para o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Fernando Jaime González, a Unijuí sofreu um processo de transformação significativo nos últimos 10 anos, especialmente em relação à Pós-Graduação Stricto Sensu. “Esta evolução não se limita apenas ao aumento numérico de programas, mas também à qualidade e à expansão de nossos horizontes que se  refletem nas notas atribuídas pela Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Outro marco é a presença da Unijuí em todas as regiões do Brasil, por meio dos Projetos de Cooperação entre Instituições. Essa abrangência demonstra nosso compromisso em disseminar o conhecimento e fortalecer a educação de ponta em nível nacional”, frisa.

Atualmente, a Unijuí conta com seis Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em diferentes áreas do conhecimento: Atenção Integral à Saúde (Mestrado e Doutorado); Desenvolvimento Regional (Mestrado e Doutorado); Direito - área de concentração em Direitos Humanos (Mestrado e Doutorado); Educação nas Ciências (Mestrado e Doutorado);  Modelagem Matemática e Computacional (Mestrado e Doutorado); e Sistemas Ambientais e Sustentabilidade (Mestrado).

O professor Fernando destaca também como um diferencial da Universidade a produção a partir dos programas e as possibilidades de intercâmbios. “Tivemos ainda um expressivo crescimento da produção científica de nossos pesquisadores e estudantes. Tanto que em torno de 30% dos professores permanentes são bolsistas de produtividade científica ou tecnológica. Isso se reflete nas avaliações positivas dos programas e na crescente capacidade de atrair financiamento externo, o que, por sua vez, permite a inclusão de mais estudantes e melhora as condições para a realização de pesquisas de alto nível. E, além disso, nosso processo de internacionalização tem sido um pilar importante nesse crescimento”, acrescenta.

Inscrições abertas

As inscrições para os PPGs iniciaram na segunda-feira, 11 de setembro. Os editais para cada um dos processos seletivos devem ser conferidos diretamente na página do Programa desejado. Para os cursos de Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Regional, Direito, Educação nas Ciências e Modelagem Matemática e Computacional, as inscrições podem ser realizadas até o dia 20 de novembro. Para o Mestrado em Atenção Integral à Saúde o prazo para a inscrição encerra-se no dia 27 de novembro.

Já para o Mestrado em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade, as inscrições iniciam dia 21 de setembro e seguem até o dia 2 de dezembro.