Unijuí implanta melhorias na infraestrutura a partir de avaliação da CPA - Unijuí

Unijuí implanta melhorias na infraestrutura a partir de avaliação da CPA

Com o objetivo de avaliar a satisfação da comunidade acadêmica sobre a infraestrutura física e tecnológica da Universidade, a Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Unijuí realiza a cada dois anos uma pesquisa. Em 2023, a avaliação ocorreu entre os dias 24 de abril e 8 de maio de 2023, onde foram coletados dados que serviram como indicativos para a tomada de decisão institucional.

O questionário foi aplicado de forma online, via google formulário, onde professores, estudantes e técnicos administrativos e de apoio da Unijuí responderam à avaliação, indicando seus níveis de satisfação. Para este ano, a Comissão inovou o processo de avaliação, adequando o instrumento de acordo com cada público, observando suas especificidades.

Em uma análise geral, 74% dos estudantes, professores e técnicos administrativos se consideram satisfeitos em relação às salas de aula, laboratórios, bibliotecas, espaços comuns, setores e infraestrutura digital. Outro destaque é para  o percentual de 84% de satisfação com a infraestrutura dos setores como a Central de Atendimento ao Estudante (CAE) e Central de Atendimento ao Funcionário (CAF).

A partir dos dados coletados, diversas melhorias foram implantadas na Unijuí ainda em 2023. Entre elas, foram instalados mais de 20 equipamentos novos aumentando a capacidade de rede de internet; implementado o monitoramento 24 horas por meio da Central de Vigilância; novos projetores multimídias e televisores de grande capacidade foram adquiridos. Para aumentar a segurança, está sendo realizada a manutenção periódica e instalação de lâmpadas nos ambientes externos, instalação de alarmes contra incêndio e pânico e, além disso, alarmes PNE, para que pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e idosos consigam utilizá-los em caso de emergências.

A coordenadora da CPA, Magna Dalla Rosa, destaca a importância da pesquisa. “Os resultados analisados mostram a realidade institucional, pois os indicadores de menor índice de satisfação são aqueles que a Unijuí já está trabalhando para a sua qualificação. Isto evidencia que as pesquisas realizadas contribuem para a definição de prioridades e a realização de investimentos e ações, em determinadas áreas e/ou setores, contribuindo com a tomada de decisão e a constante qualificação da infraestrutura institucional”, finaliza.