Universidade Comunitária: benefícios para formação profissional e desenvolvimento da sociedade - Unijuí

A Unijuí é uma Universidade Comunitária de Ensino Superior. Mas, afinal, o que isso representa? As Universidades Comunitárias não possuem fins lucrativos e oferecem cursos de Ensino Superior, voltando seus esforços para o desenvolvimento da comunidade em que está inserida. Localizada na região Noroeste do Rio Grande do Sul, a Unijuí conta com campi em Ijuí, Panambi, Santa Rosa e Três Passos, além dos polos da Educação a Distância (EaD), em diferentes regiões do Estado.

Segundo o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Fernando Jaime González, a Unijuí atua em caráter regional e foca integralmente no avanço social, cultural e econômico de sua comunidade. “As Universidades Comunitárias são fundamentais para o desenvolvimento regional e o sucesso delas não é medido apenas por critérios acadêmicos convencionais mas, também, pela contribuição ao desenvolvimento do território em que se inserem”, destaca.

Conexão com a comunidade

A Unijuí participa ativamente de ações que reforçam sua conexão com a comunidade, incluindo os projetos de ensino, de pesquisa e de extensão, a produção de conhecimento direcionado à região e as parcerias com empresas locais e governos estadual e federal. “Além disso, destaca-se no ecossistema de inovação com a prestação de serviços tecnologicamente complexos, na promoção de eventos culturais, palestras e ações sociais, entre outras iniciativas. Não existe uma ação significativa de desenvolvimento comunitário que não conte com a representação da Universidade. Tais iniciativas visam fomentar o conhecimento, cultura e progresso da região, e também oferecer aos estudantes a chance de se integrarem à realidade local, colaborando para seu avanço e reforçando seu compromisso com o bem comunitário”, frisa o vice-reitor.

Neste sentido, a Universidade contribui para o desenvolvimento regional de várias formas. Além da formação acadêmica de excelência, a Unijuí desenvolve projetos e soluções inovadoras para os desafios locais, oferecendo também serviços especializados. “A produção de conhecimento científico e tecnológico auxilia no avanço das atividades econômicas e sociais da região. Além disso, a instituição também é uma importante empregadora, gerando oportunidades de trabalho e fomentando o empreendedorismo local”, comenta.

Diferencial para a formação acadêmica

Para a formação dos estudantes, a realização de diferentes atividades, para além da sala de aula, geram um impacto significativo em seu processo de formação, trazendo benefícios, conforme explica o professor. “O diferencial está no desenvolvimento da consciência social e crítica dos estudantes, na integração entre teoria e prática, e com os desafios regionais, trabalhando competências para a inovação e o empreendedorismo. A Unijuí busca promover uma educação humanizada que valoriza o conhecimento científico e tecnológico, considerando também as necessidades e particularidades da comunidade em que está inserida. Aos acadêmicos, proporciona, por meio do currículo e do incentivo à participação em projetos de extensão, pesquisa, e programas de estágio, sendo uma vivência autêntica do mundo do trabalho e da responsabilidade social do profissional”.