Estudantes de Santo Ângelo participaram da Maratona Unijuí nesta terça-feira - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Nesta terça-feira, 29 de agosto, aconteceu no Colégio Estadual Onofre Pires, em Santo Ângelo, o segundo dia de Maratona Unijuí. Estudantes de quatro colégios  puderam participar do evento interdisciplinar, que tem o propósito de construir soluções com foco nas Cidades Inteligentes e na melhoria da qualidade de vida das pessoas. O encerramento do evento acontecerá no campus Ijuí, na quinta-feira, 31 de agosto. 

A Maratona Unijuí tem como foco a participação de estudantes do 3º ano do Ensino Médio. Em Santo Ângelo, o evento reuniu participantes do Colégio Estadual Onofre Pires, Colégio Marista Santo Ângelo, Instituto Estadual de Educação Odão Felippe Pippi e Colégio Estadual Pedro II. 

Primeiramente, as escolas se envolveram em uma dinâmica, na qual tiveram o desafio de criar uma ideia para um produto ou serviço em apenas 3 minutos, utilizando três palavras previamente mencionadas pelos estudantes e registradas em post-its pelos professores. Em seguida, o próximo passo foi a criação de equipes compostas por integrantes de diferentes escolas, com o propósito de criar novas conexões entre eles. 

As equipes já constituídas foram desafiadas a pensar em problemáticas e encontrar soluções com base nos seguintes indicadores: empreendedorismo, tecnologia e inovação, energia, mobilidade e educação. Dentro desses grupos, os estudantes  contaram com o auxílio de seus professores e de mentores, docentes ou profissionais vinculados à Unijuí. 

O trabalho foi iniciado a partir da utilização da metodologia Lean Canvas, para isso, os estudantes tiveram que identificar um problema, criar a solução e determinar os potenciais usuários para o produto ou serviço.

À tarde, os estudantes participaram de uma interação em grupo, e após, se reuniram novamente para formatar suas propostas para o pitch, com o auxílio dos mentores. 

A consultora da Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica - Criatec da Unijuí, Leonice Parnoff, destacou os objetivos que a Maratona Unijuí propõe. “Aqui, é um pequeno exercício para ajudá-los a se conhecerem melhor. Diversas escolas estão participando, é uma oportunidade para abordar um projeto de maneira única. É comum desejarmos estar em companhia daqueles com quem compartilhamos maior afinidade, no entanto, este exercício visa romper com essa tendência. Ele proporciona a oportunidade de conversar, interagir e colaborar com pessoas que talvez estejam se encontrando pela primeira vez. São indivíduos com perspectivas diferentes, provenientes de outras escolas, portanto, esta é uma experiência única”, disse. 

As equipes foram julgadas por representantes da 14ª Coordenadoria Regional de Educação, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação de Santo Ângelo e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). 

O projeto Turisa recebeu a primeira colocação, a equipe trabalhou com o indicador tecnologia e inovação, e apresentou, um aplicativo com a proposta de melhorar o turismo em Santo Ângelo. O segundo lugar ficou com o grupo que apresentou a proposta Mobiliza Santo Ângelo, por meio do indicador de mobilidade, os estudantes criaram um projeto com objetivo de melhorar o transporte público da cidade . O terceiro lugar ficou com a equipe que propôs a ideia do projeto Ajuda Ai, um aplicativo com o objetivo de auxiliar os estudantes, através do indicador de educação. 

Todos os estudantes que participaram da Maratona Unijuí receberão isenção da taxa de inscrição para o Vestibular de Verão da Unijuí. Entretanto, esse benefício não abrange o curso de Medicina, o qual possui processo seletivo distinto.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.