Com objetivo de sensibilizar e fortalecer o entendimento sobre negócios de impacto socioambiental e mobilizar diferentes grupos para somar, a Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica - Criatec da Unijuí promoveu nesta segunda-feira, dia 28 de agosto, o evento “Vamos falar sobre Negócios de Impacto?”. A atividade foi realizada no Centro de Eventos, no campus da Unijuí em Ijuí, e reuniu estudantes, empresários e representantes do poder público de Ijuí.
Para falar sobre o tema, no primeiro momento da atividade, foi convidado o vice-diretor do Instituto de Cidadania Empresarial (ICE), Diego Quitério, que, de forma virtual, destacou pontos importantes a serem analisados quando o assunto é impacto social.
“Nos últimos 50 anos, a gente tem falado cada vez mais de sustentabilidade, mas é importante que se diga que sustentabilidade cuida de parte do problema. Em geral, quando falamos de sustentabilidade, um dos nossos compromissos está em uma reflexão sobre como a gente compensa o que a empresa está fazendo de negativo com o meio ambiente, com a vida das pessoas”, e dá destaque para o espaço de discussão que a atividade proporcionou. “Aqui na nossa conversa, estamos dando um passo adicional. O que a gente tá discutindo, é como a gente gera impactos positivos, como a gente transforma de forma intencional a massa que a gente opera”.
Diogo provocou o questionamento em relação à temática abordada na noite, explicando que Negócios de Impacto têm como objetivo solucionar um problema social ou ambiental, com o compromisso de mensurar o impacto gerado. “Impacto socioambiental positivo é mais do que cuidar do processo de produção do seu negócio, o objetivo final deve estar na melhoria da vida das pessoas e do planeta”.
Integrando a atividade da noite, o coordenador de inovação na 3Tentos e membro do time Selo Carbono da empresa, Carlos Linassi Regasson, apresentou aos participantes como a 3Tentos está desenvolvendo ações efetivas de sustentabilidade na região, com foco na inovação.
Inscrições para ser uma empresa que gera impacto social em: www.criatecunijui.com.br/programas