V Feira Regional de Matemática tem recorde de trabalhos inscritos - Unijuí

V Feira Regional de Matemática tem recorde de trabalhos inscritos

A Unijuí promoveu nesta segunda-feira, dia 28 de agosto, a V Feira Regional de Matemática em Ijuí, reunindo talentos e oportunizando um momento de socialização e integração entre estudantes e professores de diferentes municípios. O evento foi realizado no Ginásio Didático da Fidene e no Auditório do Espaço Mais Inovação Unijuí em parceria com a 36ª Coordenadoria Regional de Educação, Secretaria Municipal de Educação de Ijuí e Sociedade Brasileira de Educação Matemática do Rio Grande do Sul.

A Feira tem como finalidade incentivar, divulgar e socializar as experiências, pesquisas e atividades, além de despertar nos alunos maior interesse na aprendizagem da Matemática. Nesta edição foram  apresentados 97 trabalhos  nas categorias Educação Especial; Educação Infantil; Ensino Fundamental - Anos Iniciais; Ensino Fundamental - Anos Finais; Ensino Médio; Ensino Superior; Professor; e Comunidade; e nas modalidades Matemática Aplicada e/ou Inter-relação com outras disciplinas; Matemática Pura; e Materiais Instrucionais e/ou Jogos Didáticos.

Ao longo do dia, os trabalhos foram apresentados para os visitantes e, finalizando a programação, cada projeto recebeu um troféu na condição de Destaque e os expositores e orientadores ganharam medalhas e certificado de participação.

Segundo o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Fernando Jaime González, o evento surgiu a partir do Projeto de Extensão Feiras de Matemática e hoje é uma celebração do conhecimento. “A Feira é bastante positiva e culmina o trabalho que é desenvolvido ao longo do ano onde são socializados conhecimentos. Basta vermos o entusiasmo dos estudantes para sabermos o quão importante é promovermos ações como essa”, destacou.

O secretário Municipal de Educação de Ijuí, Claudio de Souza, falou sobre a qualidade dos trabalhos. "É uma mostra das ações realizadas nas escolas pelos professores e alunos. Parabéns aos protagonistas da feira pelos ótimos trabalhos apresentados". Já a coordenadora Pedagógica da 36ª Coordenadoria Regional de Educação,  Rosane Menezes destacou que é "dessa forma que construiremos uma educação que faz a diferença na cidade e região em que estamos inseridos".

De acordo com o coordenador da Feira de Matemática, professor Peterson Avi, esta edição contou com recorde de trabalhos inscritos, além da participação de novas escolas da região. “Isso mostra como o movimento das feiras vem se consolidando aqui na região e cada vez mais se fortalecendo. O evento foi um grande sucesso, com trabalhos maravilhosos com ênfase na matemática e mostrando que é possível aprender, principalmente, trabalhando com projetos”, frisou.