Unijuí prepara-se para o processo de Recredenciamento Institucional - Unijuí

Unijuí prepara-se para o processo de Recredenciamento Institucional

Etapa é obrigatória para o funcionamento das Instituições de Educação Superior no País e realizada pelo MEC

Na tarde desta quarta-feira, 23 de agosto, professores e técnicos administrativos e de apoio participaram de uma formação, junto ao Salão de Atos, com o tema “Recredenciamento Institucional: desafios e perspectivas”. O encontro teve o intuito de apresentar aos colaboradores o processo pelo qual a Unijuí vai passar, de Recredenciamento Institucional, obrigatório para o funcionamento de todas as Instituições de Educação Superior do País. Por meio dele, a Universidade receberá uma visita in loco virtual de avaliadores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), ligado ao Ministério da Educação (MEC).

“O Recredenciamento Institucional é a renovação do ato administrativo de credenciamento da Instituição, que faz parte de uma política estabelecida pelo MEC a partir da criação do Sinaes - o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. A última vez que nós passamos por esse processo foi em 2009, que culminou no recebimento da portaria nº 521 em 2012. Em 2022, 10 anos depois, deveríamos ter passado por esse processo novamente, mas houve a suspensão dos trabalhos por conta da pandemia”, explicou a reitora da Unijuí, professora Cátia Maria Nehring, que apresentou todas as etapas do recredenciamento ao lado da procuradora institucional, Cristiane Villa.

O fluxo do processo é composto por diversas etapas e conta com o envolvimento de toda a equipe de professores e técnicos administrativos e de apoio. O Instrumento de Avaliação contempla 50 indicadores, divididos em cinco eixos: Planejamento e Avaliação Institucional, Desenvolvimento Institucional, Políticas Acadêmicas, Políticas de Gestão e Infraestrutura. “A partir destes eixos e indicadores, precisamos ressaltar o que a Universidade tem de melhor e quais foram seus processos de transformação. Na última portaria, recebemos o conceito 4, mas avançamos muito nos últimos 10 anos e, hoje, temos a certeza de que somos uma universidade 5 estrelas, que merece o conceito máximo, que é 5”, completou a reitora.

São quatro os passos para evidenciar a transformação da Unijuí na última década: a primeira já foi feita, que é o pedido de recredenciamento. Neste momento, as equipes da Instituição estão preenchendo o formulário eletrônico, que será postado no Sistema e-Mec até o dia 30 de agosto. A terceira etapa prevê a preparação documental, para evidenciar tudo que é desenvolvido na Universidade nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. A quarta etapa encerra-se com a visita in loco virtual, que será realizada ao longo de três dias, envolvendo os gestores, professores, técnicos, estudantes e a Comissão Própria de Avaliação - CPA, a partir dos cinco eixos de avaliação.