Salão do Conhecimento 2023 abrange a temática “Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável” - Unijuí

O Salão do Conhecimento será realizado nos campi da Unijuí, de 23 a 27 de outubro,  no formato híbrido e pelo terceiro ano consecutivo segue a temática  da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que em 2023, aborda "Ciências básicas para o desenvolvimento sustentável". Também pelo terceiro ano, o evento tematiza os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O Ano Internacional das Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável 2022-2023 foi escolhido pela Organização das Nações Unidas e Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) com o propósito de enfatizar a conexão e ressaltar os potenciais impactos positivos entre as Ciências Básicas e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Este ano representa um marco crucial na mobilização para sensibilizar líderes econômicos e políticos, bem como a população em geral, sobre a relevância das Ciências Básicas para o futuro.

Em consonância com a abordagem da temática, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas estabelecem um roteiro global para alcançar um futuro mais próspero, justo e sustentável até 2030.

Os ODS representam um chamado à ação para enfrentar questões globais, como erradicação da pobreza, fome, saúde e bem-estar, educação de qualidade, igualdade de gênero, água limpa e saneamento, energia acessível e limpa, trabalho digno, indústria, inovação e infraestrutura, redução das desigualdades, cidades sustentáveis, consumo e produção responsáveis, ação climática, vida na água, vida terrestre, paz, justiça e parcerias para atingir esses objetivos. Cada um desses objetivos pode ser  informado e impulsionado pelas Ciências Básicas.

Fernando Jaime González, vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, destaca a importância da temática do Salão do Conhecimento e o compromisso da Universidade com ações que auxiliam o cumprimento das ODS. “A temática Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável é de extrema importância e reflete um movimento global em sintonia com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). O Ano Internacional das Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável 2022-2023 destaca a relação intrínseca entre Ciências Básicas e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), e chama a atenção para o impacto crucial que avanços científicos têm sobre esses objetivos. Como Universidade, o compromisso da Unijuí com essa Agenda é sólido e compõe parte de nosso Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) 2020-2024, que busca contribuir ativamente mediante pesquisas e parcerias, alinhadas com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil, para impulsionar progressos científicos que orientem nossa sociedade em direção a um futuro sustentável e inclusivo”.

As Ciências Básicas formam o alicerce do Desenvolvimento Sustentável, fornecendo o conhecimento necessário para entender os desafios e desenvolver soluções inovadoras. Para alcançar os ODS até 2030, é essencial apoiar e investir nas Ciências Básicas, através da promoção de pesquisa interdisciplinar e colaborações globais, para construir um futuro mais sustentável para as gerações presentes e futuras.

As inscrições gerais já finalizaram, mas a submissão de trabalhos de bolsistas - PIBIC, PIBIC-EM, PIBITI, PROBIC, PET e PIBEX, iniciará no dia 1º de setembro. No momento da submissão, o participante deverá indicar a área do conhecimento e também o ODS que a produção atende.

A divulgação dos trabalhos aprovados será realizada até o dia 25 de setembro, e a divulgação do cronograma de apresentações será divulgada até o dia 16 de outubro.

Mais informações podem ser obtidas na página do Salão do Conhecimento, pelo e-mail salao@unijui.edu.br ou pelos telefones 55 3332-0323 ou 3332-0346.