Campus Três Passos recebeu estudantes da região para a Maratona Unijuí nesta terça-feira - Unijuí

Aconteceu nesta terça-feira, 22 de agosto, na Unijuí - Campus Três Passos, o primeiro encontro da Maratona Unijuí, evento interdisciplinar para a construção de soluções com foco nas Cidades Inteligentes e na melhoria da qualidade de vida das pessoas. Este evento acontecerá em três municípios da região, tendo sequência em Santo Ângelo, no dia 29, e em Ijuí, no dia 31 de agosto.

Destinada aos estudantes do 3º ano do Ensino Médio, a maratona coloca em prática metodologias ágeis e dinâmicas que possibilitam aos participantes pensar, criar e desenvolver soluções a partir das habilidades de cada membro da equipe, fortalecendo a colaboração e a coletividade.

“O principal objetivo da Maratona é fazer com que estes jovens pensem fora da caixa, de uma forma inovadora. Queremos que eles olhem para os problemas de suas cidades, da região, e pensem em soluções criativas para atender às demandas”, destacou a consultora da Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica - Criatec da Unijuí, Leonice Parnoff.

A Maratona Unijuí reuniu estudantes da Escola Estadual Águia de Haia de Três Passos; Escola Técnica Estadual Celeiro de Bom Progresso; Escola Estadual Cléia Salete Dalberto e Escola Estadual Sepé Tiaraju de Tenente Portela; Escola Estadual Rocha Pombo e Escola Estadual Ponche Verde de Crissiumal.

Inicialmente, as escolas participaram de uma dinâmica, onde tiveram que elaborar uma ideia de produto ou serviço em 3 minutos, a partir de três palavras que foram citadas pelos estudantes e anotadas em post-its pelos professores. Depois, foi a vez de formar equipes com integrantes de diferentes escolas.

As equipes já formadas tiveram que pensar em problemas e soluções a partir dos seguintes indicadores: empreendedorismo, tecnologia e inovação, urbanismo, meio ambiente, mobilidade e educação. “Nestes grupos, estudantes e professores contaram com mentores, que são docentes ou profissionais formados que atuam na Unijuí. E a partir da ferramenta Lean Canvas, tiveram  que pensar em um problema, em uma solução e em quais seriam os potenciais usuários do produto ou serviço criado”, explicou Leonice.

Após uma breve pausa para o almoço, as equipes se reuniram novamente para formatação das ideias e para elaboração do pitch, que foi apresentado a uma banca, que avaliou as melhores soluções.

Conquistou o primeiro lugar a equipe que trabalhou o indicador tecnologia e inovação, e apresentou como proposta o escaneamento aéreo de pragas e anomalias em pequenas propriedades. Em segundo lugar, ficou a equipe que propôs o Educa+, no indicador educação, um projeto que teria como objetivo criar e qualificar canais de comunicação na educação, aproximando empresas, estudantes e famílias e reduzindo, assim, a evasão escolar. E em terceiro lugar ficou a equipe que trabalhou o indicador meio ambiente, apresentando como proposta a Recicla Aí, uma cooperativa voltada a conscientizar sobre o descarte correto do lixo, que possuiria espaço próprio para destinação dos resíduos e um aplicativo de educação ambiental.

Todos os estudantes que participaram - e ainda vão participar da Maratona Unijuí, terão a isenção na taxa de inscrição do Vestibular de Verão da Unijuí. O benefício só não é válido para o curso de Medicina, que conta com processo seletivo específico.