Material lítico lascado, coletado no Sítio Arqueológico Krüger, descoberto em 2022 por ocasião das prospecções realizadas no futuro condomínio Ijuí Eco Reserva (ao lado do campus da Unijuí, em Ijuí), está em exposição no Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp), inserido no projeto expositivo referente às culturas indígenas.
O material pertencia a povos indígenas caçadores-coletores que estavam presentes na região de Ijuí desde 6 mil anos atrás.
Os artefatos são feitos de arenito silicificado e basalto, rochas que fornecem um bom fio de corte. Essas pessoas, portanto, detinham um conhecimento sobre a geologia do seu território e sobre os recursos naturais.
As peças expostas, compostas por artefatos robustos, com formatos curvos e marcas de percussão, eram utilizadas para trabalho em madeira, principalmente para o corte e a raspagem, com formatos de “enxó/picão” de algumas peças.
Sobre a Exposição
A Exposição “Resistência: perspectivas decoloniais sobre as culturas dos povos indígenas” tem por objetivo promover o reconhecimento e fortalecimento das culturas originárias brasileiras, problematizando conceitos e narrativas históricas, visando a construção de uma sociedade mais inclusiva, equitativa e respeitosa das diversidades culturais.