Revistas científicas da Unijuí recebem quase mil artigos para análise no primeiro semestre - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Revistas científicas da Unijuí recebem quase mil artigos para análise no primeiro semestre

Pesquisadores brasileiros e estrangeiros estão cada vez mais interessados em publicar seus estudos nas revistas científicas da Unijuí. Hoje, a Universidade conta com cinco títulos, ligados aos cursos de graduação e pós-graduação, que receberam, somente até julho deste ano, 963 artigos para análise e possível publicação. O número representa um expressivo aumento se comparado aos anos anteriores, quando foram submetidos 819 artigos em 2021, e 618 em 2022. Até julho, 118 artigos foram selecionados e publicados nas revistas, que podem ser acessadas de forma online em revistas.unijui.edu.br.

O periódico com maior número de publicações, até o momento, é a Revista Contexto e Educação, publicada pelo Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da Unijuí, que visa estabelecer a interlocução com as comunidades acadêmicas nacional e estrangeira para divulgação de pesquisas, produção de conhecimentos e reflexões sobre temas que incidem sobre a área da educação. A revista teve 315 artigos submetidos até o mês de julho e mais de 69 mil acessos aos resumos dos estudos publicados, o que representa um aumento de 46% se comparado a todo ano de 2022. 

Com 33 artigos já publicados, até julho deste ano, está a Revista Desenvolvimento em Questão, publicada pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e que busca ser um espaço para veiculação de artigos, ensaios e resenhas de diferentes áreas do conhecimento, tendo por temática de fundo a questão do desenvolvimento: possibilidades, limites, impactos e atores. O periódico já recebeu a submissão de 101 artigos neste ano e conta com mais de 58 mil acessos aos resumos dos estudos publicados - número quase 30% maior do que o registrado no ano passado. 

Publicada pelo Programa de Pós-Graduação em Atenção Integral à Saúde, a Revista Contexto & Saúde publicou, até julho deste ano, 21 artigos, selecionados a partir dos 461 que foram submetidos no mesmo período. A revista também teve um acréscimo de 23,7% no número de acessos aos resumos dos artigos, se comparado ao ano de 2022, ultrapassando a marca de 76 mil acessos. 

Dos 43 artigos recebidos até julho, a Revista Direitos Humanos e Democracia já publicou 17 estudos. O periódico é uma publicação do Programa de Pós-Graduação em Direito e pretende se constituir como um importante espaço de circulação de diferentes pesquisas dedicadas ao estudo crítico e interdisciplinar dos fundamentos, das políticas públicas, dos aparatos de justiça e dos problemas de efetividade dos Direitos Humanos na sociedade contemporânea. A revista também teve um significativo aumento no número de acessos, passando de 17,5 mil em 2022 para mais de 25 mil no período de janeiro a julho deste ano, um aumento de 46%.

O curso de graduação em Direito da Unijuí também realiza a publicação da Revista Direito em Debate, que publica estudos de autores brasileiros e estrangeiros que abordam o direito de modo crítico e interdisciplinar. O periódico já recebeu a submissão de 43 estudos, sendo que 12 artigos já foram publicados até julho deste ano. Neste primeiro semestre, a revista também registrou aumento no número de acessos aos resumos dos artigos, passando de 24,3 mil em todo o ano de 2022 para mais de 31 mil no primeiro período deste ano, representando um acréscimo de 30,7%. 

Pelos acessos, é possível perceber que as revistas estão sendo consultadas em outros países: mais de 10% dos acessos da Revista Contexto & Educação vem de países como Estados Unidos, Portugal, Colômbia e Espanha. Na Revista Contexto & Saúde, 8% dos acessos partiram de locais como Estados Unidos, Portugal, Angola e Moçambique. Destes mesmos locais vieram os 10% de acessos à Revista Desenvolvimento em Questão. Os locais se assemelham aos acessos da Revista Direito em Destaque, que tem quase 8% dos cliques vindos de fora do Brasil, e da Revista Direitos Humanos e Democracia, que concentra mais de 11% dos acessos em outros países.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.