Unijuí leva informações sobre Nutrição e Gastronomia no primeiro dia do Encontro Estadual de Hortigranjeiros - Unijuí

Nesta quarta-feira, 9, foi aberta a 34ª edição do Encontro Estadual de Hortigranjeiros, que acontece em Santa Rosa, no  Parque de Exposições Alfredo Leandro Carlson, até o próximo domingo, dia 13 de agosto. A  Unijuí está presente com seu estande, no Pavilhão 1, promovendo atividades e também tirando dúvidas sobre os cursos de graduação e pós-graduação que são ofertados.

Durante à tarde, a coordenadora dos cursos de Nutrição e de Gastronomia da Unijuí, professora Karina Rios, esteve com as acadêmicas do Estágio em Nutrição Clínica 2 levando informações aos visitantes e aos expositores. “Preparamos alguns materiais para trabalhar com o público. Compartilhamos informações sobre as matrizes curriculares dos cursos com os interessados, levamos dicas sobre a higienização de hortifrutis aos expositores e, com os visitantes, buscamos falar sobre a importância do consumo de frutas, hortaliças e verduras”, destacou a coordenadora.

Conforme explicou a professora Karina, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a ingestão de no mínimo 400 gramas de frutas e vegetais por dia. No entanto, a média atual está muito longe da esperada.  “Nossa conversa foi no sentido de promover uma alimentação adequada através do consumo de alimentos in natura, minimamente processados”, explicou a professora. Junto com as estudantes, Karina percorreu o pavilhão da agricultura familiar e buscou conversar com representantes das agroindústrias, a fim de conhecer o trabalho desenvolvido e os produtos que são comercializados.

Enquanto isso, uma equipe esteve no estande recebendo o público. À tarde, estiveram visitando a feira o vice-reitor de Administração da Unijuí, professor Dieter Siedenberg, e os coordenadores do campus Santa Rosa, professora Taciana Enderle e  Daniel Dallalba.

Nesta quinta-feira pela manhã, os estudantes de Ciências Contábeis estarão auxiliando os visitantes com o Tira Dúvidas sobre Imposto de Renda Rural. À tarde, a partir das 13h30, o Projeto de Extensão Energia Amiga levará até a feira o “Quiz do Energia Amiga”, um jogo de perguntas sobre sustentabilidade, resíduos tecnológicos e energia, com a participação dos estudantes do curso de Engenharia Elétrica.

O Robô NAO estará participando da atividade Inovando com a Unijuí na sexta-feira, 11, a partir das 13h30.  No mesmo dia, os estudantes do curso de Direito irão realizar, das 15h às 18h, o Tira Dúvidas Jurídicas.

No sábado, 12, às 14h, o curso de Agronomia fará a atividade “Sistemas integrados para maior sustentabilidade”, com sorteio de brindes para os participantes.

No domingo, 13, o estande da Unijuí terá programação especial para apresentação dos  cursos de graduação, pós-graduação e qualificações profissionais, além de interação com o jogo de perguntas e respostas.