Pitch Day encerra o atendimento aos projetos do 5º Ciclo do Programa Ideiaz - Unijuí

Pitch Day encerra o atendimento aos projetos do 5º Ciclo do Programa Ideiaz

A Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica - Criatec da Unijuí promoveu, no dia 24 de julho, um Pitch Day para apresentação dos seis projetos que foram selecionados no Programa Ideiaz e que concluíram, após 10 semanas, sua jornada de aceleração. A seleção foi realizada pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), Sebrae e Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia (Sepec/ME).

O Programa Ideiaz tem como objetivo apoiar a estruturação e o desenvolvimento de projetos inovadores e empreendimentos de impacto socioambiental, em estágio inicial, a partir da conexão com mecanismos de geração de empreendimentos, a exemplo de incubadoras e aceleradoras de todas as regiões do País. Até este momento, o programa realizou quatro chamadas e atendeu 696 projetos em 9.724 horas de atendimento, oportunizando a participação de 33 incubadoras cadastradas e credenciadas para atender o programa. Entre elas está a Criatec, que atuou de forma proativa em todas as edições do Ideiaz.

A banca contou com a participação de Luana Mozzaquatro, graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Maria e pós-graduada em Gestão, Empreendedorismo e Desenvolvimento de Negócios pela PUCRS. Ela atuou como assistente administrativo da Incubadora Tecnológica de Santa Maria e Pulsar Incubadora, como community manager da Stars Aceleradora e gestora do Programa Cobusiness (em parceria com a SATC). Na banca também esteve Sanzio Maciel, engenheiro elétrico formado pela OLCI London School, empresário do ramo da construção civil com experiência internacional. Atualmente, ele é CEO do projeto TMZN - The Tokenize Amazon Project, que visa a tokenização da floresta Amazônica para fins de proteção ambiental, além de sócio investidor da Aceleradora Vórtex no Tocantins.

“Neste quinto ciclo do programa, todos os projetos atendidos foram de impacto nas áreas de saúde, educação e tecnologia. Atender e acompanhar o desenvolvimento desses empreendedores foi muito enriquecedor e estimulador para que a nossa cidade e região de atuação venham a ser fomentadas e auxiliadas para que novos projetos de impacto venham a surgir”, salienta Elizandra Pinheiro da Silva, analista de Planejamento da Criatec. Ela lembra que, neste ciclo, foram compartilhadas experiências com empreendedores dos Estados do Maranhão, Piauí, Bahia e Paraná.

Para o consultor Victor Mabilia, da empresa Gaia Consultoria, que presta consultoria para os empreendedores, o Programa Ideaz foi uma das experiências mais incríveis que experimentou. “Além de poder monitorar projetos de diferentes regiões do Brasil, tive o privilégio de acompanhar os empreendedores até o Pitch Day, onde todos apresentaram suas ideias a uma banca composta por investidores da Aceleradora Vórtex. E foi neste momento que percebemos o amadurecimento dos empreendedores e o quanto cada projeto conseguiu evoluir. Destaco para este ciclo o altíssimo engajamento dos participantes e o espírito de equipe que o grupo desenvolveu, compartilhando sempre de forma proativa as suas vivências empresariais, exercício que contribuiu muito para o sucesso da jornada”, finalizou.

Empreendedores que estão com alguma ideia de negócio de impacto e que gostariam de empreender, estão abertas as inscrições para a pré-incubação. Basta acessar criatecunijui.com.br/programas.