Junto ao auditório do Espaço + Inovação da Unijuí, aconteceu na noite desta segunda-feira, 7 de agosto, a palestra “Como a Inteligência Artificial está influenciando os negócios”. O evento antecede o Startup Weekend, maior programa global de empreendedorismo, que será sediado pela Unijuí nos dias 8, 9 e 10 de setembro, por meio da Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica - Criatec, junto ao Espaço + Inovação.
Para debater o tema de ontem, foram convidados o professor e pesquisador da Unijuí, Gerson Battisti, que é mestre e doutor em Ciência da Computação pela UFRGS; e também o professor e pesquisador Alexandre Del Rey, fundador da I2AI e sócio fundador de startups de energia e consultoria de inovação. O convidado, que participou do evento de forma online, é mestre e doutor em Administração de Empresas pela FEA/USP.
Conforme explicou o professor Gerson Battisti, a Inteligência Artificial, ou IA, é um campo da ciência da computação que busca criar sistemas capazes de realizar tarefas que normalmente requerem a inteligência humana, como reconhecimento de fala, visão computacional e tomada de decisões. Não se trata de um conceito novo, já que, em 1956, durante uma conferência realizada em Dartmouth College, nos Estados Unidos, o cientista da computação John McCarthy já usava a expressão “Inteligência Artificial”.
“E aí fica a dúvida: mas por que o tema se tornou tão popular agora? E a resposta está no ChatGPT. Ele vem chamando a atenção porque, pela primeira vez, temos uma ferramenta pública com respostas interessantes. Uma ferramenta que não gera respostas ‘quadradas’”, explicou o docente.
O convidado, professor Alexandre Del Rey, citou como exemplo de IA nos negócios o iFood, empresa que vem aplicando a Inteligência Artificial em suas relações com clientes, entregadores e restaurantes, desenvolvendo diversas aplicações que vão desde a recomendação de pratos aos clientes até dicas para os entregadores aumentarem sua renda e para os restaurantes digitalizarem o seu cardápio.
Questionado pelo professor Battisti se achava que as empresas deveriam apostar em IA, o professor Alexandre Del Rey destacou que, em breve, ninguém vai conseguir viver sem os algoritmos de Inteligência Artificial, muito menos as empresas. “A IA já é essencial e vai se tornar mais essencial ainda para todos os tipos de organizações. Hoje, nós já utilizamos a Inteligência Artificial com frequência e nem nos damos por conta. Aqui em São Paulo, por exemplo, ninguém se desloca pelo trânsito sem Waze, que utiliza IA. E daqui para frente, se você não utilizá-la, vai ter dificuldade em competir com outras empresas, além de perder oportunidades”, afirmou.
Para quem quer garantir a participação no Startup Weekend, já estão sendo vendidos ingressos do 1º lote. Interessados podem adquiri-los neste link.