Acadêmicos da Unijuí iniciam preparativos para vivenciar intercâmbio - Unijuí

Acadêmicos da Unijuí iniciam preparativos para vivenciar intercâmbio

Na tarde desta segunda-feira, 7 de agosto, o Escritório de Relações Internacionais (ERI) da Unijuí realizou uma reunião de orientação aos estudantes que, neste semestre, embarcam para o intercâmbio em universidades de Portugal e da Polônia. O encontro aconteceu na Biblioteca Mario Osório Marques e reuniu familiares dos estudantes e também acadêmicos que acabaram de chegar do intercâmbio na Europa.

Conforme explicou a vice-reitora de Graduação, professora Fabiana Fachinetto, por ser uma Universidade, a Unijuí trabalha o tripé do ensino, da pesquisa e da extensão. E dentro do ensino, onde se concentra a oferta de cursos de graduação e pós-graduação, há a realização de programas de internacionalização, que permitem aos estudantes a vivência fora do País.

“Os convênios que estabelecemos com universidades do exterior permitem que os nossos acadêmicos tenham a experiência de estudar fora, de conhecer outras culturas e outros países, e também permite que a Unijuí receba alunos estrangeiros. Hoje, temos 20 estudantes intercambistas, especialmente em cursos de pós-graduação”, explicou a vice-reitora.

Nove estudantes embarcam neste segundo semestre. Para a Universidade Marie Curie-Sklodowska, na Polônia, irá a estudante de Letras Schayana Suelin Schreiber. Os demais estudantes vão para Portugal: para a Universidade do Porto, irão os acadêmicos Artur Keller (Medicina), Laura Boher (Medicina), Miriam Machado (Direito), Bruna Hahn (Direito) e Suziane Gatelli (Engenharia Civil). Para o Instituto  Politécnico de Leiria, irão Rodrigo Augusto Sônego (Ciências da Computação), Karen Rafaela Zuse (Design) e Paulo Rafael Gottschefski (Administração).

Tanto a coordenadora do convênio com a Universidade do Porto, professora Angélica Cristiane Moreira, quanto a assessora de Relações Internacionais, Vanderléia de Andrade Haiski, repassaram aos futuros intercambistas informações a respeito da matrícula, das disciplinas que serão cursadas, das características da cultura da Europa e da relação que devem manter com seus professores, além de dicas sobre como se organizar e se habituar à nova rotina.

Ao final da reunião, os estudantes realizaram a assinatura do Termo de Compromisso.