Unijuí promove em setembro o 5º Dia de Campo das Aveias e demais Espécies de Inverno - Unijuí

A 5ª edição do Dia de Campo das Aveias e demais Espécies de Inverno, será realizada no dia 5 de setembro, na Escola Fazenda - Irder, das 8 às 15h. O evento é gratuito e direcionado aos estudantes, produtores rurais, profissionais da área, empresários, pesquisadores e consultores. A inscrição pode ser realizada até o dia 4 de setembro pelo site unijui.edu.br/eventos.

O Dia de Campo da Aveia e demais Espécies de Inverno, tem como objetivo agregar conhecimento sobre a importância econômica, social e ambiental da adoção de novas práticas e tecnologias sustentáveis na produção agrícola, além de gerar condições e oportunidades de planejamento de safras e alternativas mais sustentáveis, aumentar a rentabilidade e a produtividade e fortalecer a agricultura.

De acordo com o professor dos cursos de Agronomia e Medicina Veterinária, Ivan Ricardo Carvalho, esta edição do Dia de Campo da Unijuí reúne uma série de manejos e possibilidades para as cultivares de inverno. “Queremos apresentar novas alternativas, cultivares e formas de pesquisas que possam auxiliar os estudantes, profissionais e produtores rurais da região para alavancar o agronegócio”, explica.

Segundo Ivan, a participação dos estudantes é essencial para o evento. “Preparamos uma série de novidades, e elas são de pronto uso para os estudantes que estão se inserindo dentro do mercado de trabalho, então o evento será uma forma de atualização para eles”, disse.

O 5º Dia de Campo contará com cinco estações para visitação. Sobre aveia com foco na época de semeadura, genética, zona de escape de doenças; manejo mais sustentável  da aveia, por meio de adubação, arranjo de plantas,  redutor de crescimento, dessecação em pré-colheita, cobertura vegetal e bioinsumos; qualidade da aveia na alimentação; melhoramento genético e exposição de linhagens com o Programa de Melhoramento Genético: Linha grãos e coberturas, soja, linhaça, aveia branca e alpiste; e mostra de pesquisas de Instituições parceiras sobre manejos nutricionais, fitossanitários e cultivares de trigo e aveia.

Para mais informações acesse o site do evento unijui.edu.br/eventos.