Salão do Conhecimento: espaço propício para socializar resultados de pesquisas acadêmicas - Unijuí

O Salão do Conhecimento da Unijuí é um evento de relevância para a disseminação e compartilhamento do conhecimento científico. Com sua abordagem convergente com a temática da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que neste ano é "Ciências básicas para o desenvolvimento sustentável", o Salão busca engajar estudantes, pesquisadores e a comunidade externa na busca por soluções inovadoras e sustentáveis para os desafios enfrentados na atualidade.

O Salão do Conhecimento 2023 acontecerá entre os dias 23 e 27 de outubro, ele  é uma oportunidade ímpar para que pesquisadores, extensionistas, estudantes de graduação e pós-graduação socializem os resultados de suas pesquisas e trabalhos em um ambiente propício para o diálogo e a troca de saberes. Além disso, o evento promove a reflexão sobre as atividades desenvolvidas na Universidade e em outras instituições participantes, abrangendo diversas áreas de conhecimento.

“O Salão do Conhecimento da Unijuí se configura como um espaço privilegiado de divulgação das diferentes pesquisas que estão sendo desenvolvidas no âmbito tanto da nossa Universidade, quanto de outras Instituições de Ensino. Trata-se de um espaço de circulação de ideias, projetos, resultados de pesquisas e encontro de pesquisadores”, explica o professor Maiquel Wermuth, que integra o Comitê Stricto Sensu e Pesquisa e o Comitê Stricto Sensu e Pesquisa.

Os eventos que integram a programação do Salão são organizados pelos cursos de Graduação e Pós-Graduação Stricto Sensu, complementando a experiência dos participantes e fomentando ainda mais o diálogo e o intercâmbio de conhecimento entre as Instituições de Ensino.

As apresentações dos trabalhos inscritos serão realizadas de forma online. Essa abordagem visa garantir a participação e o envolvimento tanto daqueles que podem comparecer pessoalmente quanto de quem deseja acompanhar as atividades à distância.

Para o professor Maiquel, é de extrema importância a participação e divulgação dos resultados obtidos durante as pesquisas. “Eu penso que de nada adianta trabalharmos com pesquisas se nós não divulgarmos os resultados, e se não dialogarmos com outros pesquisadores e Instituições, pois é a partir da troca de saberes e de experiências, que a pesquisa evolui e produz efetivamente conhecimento”, finaliza.

As inscrições para submissão de trabalhos estão abertas até o dia 14 de agosto, por meio do site do evento. O participante, no momento da submissão, deverá indicar a área do conhecimento e também os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), que a produção atende.

Bolsistas do PIBIC, PIBIC-EM, PIBITI, PROBIC, PET e PIBEX, têm prazo diferenciado para inscrição, de 1º a 30 de setembro de 2023.  A divulgação dos trabalhos aprovados será realizada até o dia 25 de setembro. A divulgação do cronograma de apresentações será realizada até o dia 16 de outubro.

Mais informações podem ser obtidas na página do Salão do Conhecimento, pelo e-mail salao@unijui.edu.br ou pelos telefones (55) 3332-0323 ou 3332-0346.