Realizada a aula inaugural da segunda turma de Pedagogia da Unijuí pelo Parfor - Unijuí

Realizada a aula inaugural da segunda turma de Pedagogia da Unijuí pelo Parfor

Na manhã do último sábado, 29 de julho, aconteceu a aula inaugural da segunda turma do curso de Pedagogia da Unijuí pelo Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor). A atividade aconteceu junto ao Centro de Eventos e contou com transmissão pelo Google Meet.

O Parfor é um programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que visa contribuir para a adequação da formação inicial de professores que estão em atuação junto à rede pública da Educação Básica, por meio da oferta de cursos de licenciatura que correspondam à área em que atuam. O Parfor estimula o acesso à pesquisa, a atualização e a aproximação entre a Educação Básica e o Ensino Superior.

Conforme destacou a coordenadora do curso de Pedagogia da Unijuí pelo Parfor, professora Marta Estela Borgmann,  a iniciativa acontece por meio de um regime de colaboração entre a União, os Estados, os municípios, o Distrito Federal e as instituições de ensino selecionadas em edital público. Na primeira edição, a Unijuí contou com 39 estudantes no curso de Pedagogia pelo Parfor e, no último sábado, recebeu 16 alunos para a segunda turma.

“É uma satisfação para a Universidade termos a organização deste programa com vários profissionais, a maioria egressos da Unijuí que estão nas redes municipal e estadual fazendo a diferença, e que entenderam a necessidade de uma formação continuada que possibilite entender as questões da infância que se colocam em nossas escolas”, destacou a professora Marta, lembrando que o curso estará focado em pensar na infância, ou seja, na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

“Por mais que saibamos que a Pedagogia tem uma relação muito mais alargada, no sentido de pensar espaços não escolares, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a gestão escolar, o nosso curso vai primar pela compreensão da infância, desse sujeito que está na Educação Infantil ou nos Anos Iniciais. E todas as disciplinas do curso foram organizadas com esse intuito, de observar a infância com olhar sensível e transformador”, disse.

Após a abertura oficial, foi realizada a palestra “Linguagens, brincadeiras e interações na infância”, ministrada pela professora doutora Franciele da Silva dos Anjos Strohhcker. A convidada possui graduação em Pedagogia pela Unijuí, mestrado e doutorado em Educação nas Ciências também pela Unijuí,  integra a comissão organizadora do Projeto de Extensão Sala dos Professores - PPGEC Unijuí e atua como professora nas disciplinas pedagógicas em licenciaturas no Instituto Federal Farroupilha, campus Santo Augusto.