Segundo idioma: English Teaching Assistant da Unijuí destaca benefícios - Unijuí

Segundo idioma: English Teaching Assistant da Unijuí destaca benefícios

Já pensou em falar outro idioma além do português? Atualmente, falar uma segunda língua é essencial para o crescimento acadêmico e profissional. Isso porque com a internacionalização do mercado de trabalho, dominar uma língua estrangeira tornou-se pré-requisito para contratações.

Segundo a English Teaching Assistant (ETA) da Unijuí, Analee Davis, vinda dos Estados Unidos, falar mais de um idioma traz inúmeros benefícios. “Você pode viajar para mais países, conhecer pessoas, ler mais textos, a lista é infinita. A nível linguístico e neurológico, é importante porque te torna uma pessoa mais organizada e capaz de se concentrar em mais de uma coisa ao mesmo tempo. É incrível o que falar mais de um idioma faz pelo seu crescimento pessoal e pela sua inteligência”, destacou.

Aos acadêmicos, Analee frisa que falar outros idiomas facilita a realização de intercâmbios. “Basta falar mais um idioma, especialmente um que é usado em vários países e contextos, que muitas portas se abrem permitindo que você explore lugares, experiências e culturas que você não conseguiria conhecendo apenas um idioma”.

Para quem está pensando em estudar outras línguas, a dica é não ter medo de errar. “Eu diria para começar hoje e não ter medo de errar. Cometi erros todos os dias nas minhas primeiras línguas. Saber mais um idioma é motivo suficiente para não se sentir menos; você já está se saindo melhor do que muita gente no mundo, e só se aprende errando”, finalizou Analee.

Desde 2018, a Unijuí conta com o Programa English Teaching Assistant (ETA), por meio de uma parceria do curso de Letras: Português e Inglês da Universidade com a Fulbright/Capes. Além de ser um importante serviço à comunidade, é também uma oportunidade para os acadêmicos de Letras, que serão professores de língua inglesa no futuro, para que possam vivenciar o idioma e a cultura com falantes nativos.

Na Unijuí você encontra cursos de Inglês, em diferentes níveis, e de outros idiomas voltados para estudantes, egressos, professores e colaboradores da Universidade, por meio da Altíssia, plataforma de estudos online, que disponibiliza o ensino de até 25 idiomas. Clique aqui e saiba mais.