Estudante do curso de Direito participará pela primeira vez do Salão do Conhecimento - Unijuí

A Unijuí realizará entre os dias 23 e 27 de outubro, no formato híbrido, mais uma edição do Salão do Conhecimento. O tema do evento converge com a temática da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que neste ano é "Ciências básicas para o desenvolvimento sustentável". E pelo terceiro ano consecutivo, o Salão tematiza os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O Salão é a oportunidade que diversos estudantes aguardam para divulgar e socializar os resultados de suas produções em extensão e pesquisa, desenvolvidas na Universidade ou em instituições de ensino participantes. E neste ano, a acadêmica do curso de Direito da Unijuí e bolsista de Iniciação Científica e Tecnológica, por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq, Bruna Kronberg, fará sua estreia no Salão do Conhecimento.

A estudante do 4º semestre submeteu o resumo expandido intitulado “Mulheres em Deslocamento: a necessidade e o direito da mulher migrante em dispor de métodos contraceptivos e ter um parto seguro pelo SUS", realizado sob supervisão da professora Janaína Machado Sturza. “É nítida a diferença de cuidado entre homens e mulheres, sendo que a mulher possui maiores complicações relacionadas à sexualidade. A minha pesquisa aborda a necessidade da mulher migrante dispor de um parto seguro e ter acesso a métodos contraceptivos, já que, para as pessoas migrantes há empecilhos para que possam acessar o SUS”, explica.

Bruna conta que está ansiosa para apresentar o projeto e receber contribuições que poderão auxiliar no melhor desenvolvimento da pesquisa. “Minha principal expectativa é apresentar o projeto de forma adequada. Quero que todos entendam os dilemas do tema. No mais, gostaria de receber as observações dos presentes, de forma a otimizar minha pesquisa e pontos a serem tratados, sempre deixando o assunto no tempo atual”, conta.

De acordo com Bruna, a participação no evento é a chance de adquirir novos conhecimentos. “Na minha perspectiva, a participação no Salão do Conhecimento, tanto como ouvinte como apresentando trabalho, é um somatório de oportunidades. Por um lado podemos nos inteirar de diversas questões sociais, que podem ser aditivas em futuros trabalhos e, por outro, compartilhamos nosso esforço e descobertas com outros interessados. De todas as formas, só temos a ganhar”, enfatiza.

As inscrições com submissão de trabalhos podem ser realizadas até o dia 14 de agosto, através do site. A submissão de trabalhos de bolsistas - PIBIC, PIBIC-EM, PIBITI, PROBIC, PET e PIBEX, tem prazo diferenciado: vão de 1º a 30 de setembro.

Mais informações podem ser obtidas na página do Salão do Conhecimento, pelo e-mail salao@unijui.edu.br ou pelos telefones 55 3332-0323 ou 3332-0346.