Cursos de licenciatura oferecem amplo campo de atuação aos profissionais - Unijuí

Cursos de licenciatura oferecem amplo campo de atuação aos profissionais

Muitos estudantes finalizam o Ensino Médio sem saber em qual graduação seguir. E em meio ao amplo leque de opções, estão os cursos de licenciatura, que além de serem acessíveis, possuem alta empregabilidade, um amplo campo de atuação e diferentes modalidades de oferta.

Os cursos de licenciatura formam profissionais que podem atuar em sala de aula, em outras áreas ou empreendendo. Segundo a coordenadora dos cursos de licenciatura da Unijuí, professora Taíse Neves Possani, a atuação profissional varia de acordo com o grau e campo de formação. “Graduados em Pedagogia e Educação Física, por exemplo, podem atuar desde a Educação Infantil, como também nos Ensinos Fundamental e Médio, em cursos técnicos e como docentes na Educação Básica. Com a continuidade dos estudos em nível de pós-graduação, podem trabalhar no Ensino Superior, em cursos de formação de professores e cursos tecnólogos”, explica.

Licenciados em História podem ocupar cargos em instituições de preservação da memória, como museus, institutos de pesquisa e casas de cultura.  No caso da formação em Letras, também é possível atuar além da Educação Básica, como em cursos livres e de idiomas. Segundo a professora Taíse, nas áreas de Letras e Matemática vêm acontecendo uma crescente procura por profissionais para a elaboração e curadoria de materiais educacionais, tanto para o ensino presencial quanto a distância.

Os cursos de licenciatura apresentam também uma alta demanda de mercado, causada principalmente pelo envelhecimento dos profissionais, segundo pesquisa realizada em 2022 pelo Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo (Semesp). Ainda de acordo o estudo, o Brasil poderá enfrentar, até 2040, uma carência de 235 mil professores na Educação Básica.

Além da alta taxa de empregabilidade, a formação oferece diversos benefícios, como explica a professora Taíse. “Hoje, as principais vantagens giram em torno do grande número de vagas e plano de carreira para docentes, com possibilidade de progressão na remuneração, conforme o tempo de atuação, somado à versatilidade de atuação profissional e inovação na área, possibilitando empreender no ramo educacional”, enfatiza.

O diferencial da graduação na Unijuí está no currículo atual, voltado à formação Humana e Humanista, com a possibilidade de o estudante vivenciar projetos de extensão junto à comunidade externa. Outro benefício possibilitado pela Universidade é o acesso a bolsas de apoio estudantil, que colocam o acadêmico em contato com a profissão docente, desde o início de sua formação, podendo o estudante receber auxílio para custear sua graduação.

A coordenadora Taíse ainda destaca os demais incentivos que a Unijuí proporciona aos estudantes dos cursos de licenciatura. “Os acadêmicos têm acesso aos laboratórios do Espaço + Inovação, possibilidade de fazer intercâmbio em Instituições de Ensino Superior no exterior, além de realizar cursos de idiomas dentro da Universidade. Há, ainda, o diferencial de poder participar de grupos de estudos junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências, e ter aulas com professores mestres e doutores”, finaliza.

Ficou interessado em saber mais sobre os cursos de licenciatura? De forma presencial, a Unijuí oferta os cursos de licenciatura em Educação Física, Letras: Português e Inglês, Matemática e Pedagogia. Na modalidade Ensino a Distância (EaD), há os cursos de Educação Física, História, Letras: Português e Pedagogia.

Para a modalidade presencial, ainda estão abertas, até o dia 31 de julho, as inscrições para o Vestibular de Inverno, pelo site unijui.edu.br/vestibular-presencial. O edital com todas as informações está disponível neste link. Mais informações também podem ser obtidas pelo telefone (55) 3332-0553, WhatsApp (55) 99180-6755 ou pelo e-mail estude@unijui.edu.br.