Da Unijuí para a vida: conheça histórias de amizades que se formaram na Universidade - Unijuí

Universidade é sinônimo de ensino, de conhecimento, de pesquisa, de extensão, cultura e também de troca de experiências. É o local em que muitos estudantes dão os primeiros passos em uma profissão, onde outros moldam o seu perfil profissional, e onde alguns trilham toda a sua vida acadêmica - desde a graduação até o doutorado.

E é nesse processo que as relações se estabelecem, não apenas entre estudantes e professores, mas também entre colaboradores. É na Universidade que muitas pessoas se encontram e que fortes amizades se formam.

Neste 20 de julho, data em que celebramos o Dia do Amigo, compartilhamos a história de profissionais que se conheceram na Unijuí e que formaram uma grande amizade, na vida e nos negócios.

Amigos e colegas

Coordenadora pedagógica da Rádio Unijuí FM, a jornalista Carine Da Pieve formou uma amizade com dois colaboradores da emissora: Gilmar Laurindo, assistente de Comunicação, e Natieli Pinto Batista, assistente.

"Nossa história de amizade tem o mesmo tempo que temos de rádio, 10 anos. Eu e a Nati somos três vezes comadres: ela e o esposo Anderson são dindos do meu filho Téo, de 8 anos; eu sou dinda do filho deles, Gustavo, de 3 anos; e também somos compadres do casamento dela. Já o Gilmar e a esposa Tati são dindos da minha filha Lis, de 4 anos. Dizem que os amigos são a família que a gente escolhe para conviver e compartilhar momentos especiais das nossas vidas. E padrinhos são amigos mais especiais ainda. A Nati e o Gilmar são amigos que levo do trabalho para a família, que levo da convivência dos desafios profissionais para a convivência das nossas vidas e dos nossos filhos”, conta Carine.

Amigos e sócios

Fabricio de Souza, Vanessa da Rosa, Leonardo Weirich e Lucas Golfetto são egressos do curso de Design da Unijuí e, partindo dessa relação estreitada pelo curso, tomaram a iniciativa de criar uma produtora de eventos, a Astral, em atividade desde 2018. A produtora está voltada à promoção de espaços de diversidade por meio de interações plurais e, hoje, apesar da sua atuação local, na cidade de Ijuí, a sua abrangência extrapola a região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

“É esse latente desejo de construir um espaço de acolhimento, por meio de diferentes formas de interações, que a nossa amizade se fortalece dentro da nossa própria diversidade, a partir de laços que se constituem de forma significativa através do compartilhamento de afinidades, interesses, valores e afetos mútuos”, relatam os quatro amigos.

Amigos e parceiros

Colegas no Ensino Médio, Anderson Zarth e Fabiana do Prado fortaleceram sua amizade na Unijuí, no curso de Comunicação Social: ele cursava Publicidade e Propaganda, enquanto ela seguia na área de Jornalismo. E foi no curso que eles se aproximaram de outra pessoa, Quele Rieth, hoje fotógrafa e graduada em Publicidade e Propaganda, com quem estabeleceram uma amizade que segue viva até hoje.

“Se eu parar para lembrar do meu tempo de curso, muita coisa vem à cabeça. Vivi momentos de alegria, superação, aprendizagem e de muita amizade, dessas de levar para o resto da vida. Entrei na Unijuí, no curso de Publicidade e Propaganda, e encontrei pessoas com pensamentos muito próximos dos meus e outros muito diferentes, o que me fez crescer e criar laços eternos. Hoje, muitas das pessoas mais próximas de mim são desta época. Algumas são irmãs que a vida me deu, como por exemplo a jornalista Fabiana do Prado e a fotógrafa Quele Rieth, que são minhas parceiras de viagem, de apoio, abraço quando necessário, a quem tenho a honra de poder chamar de amigas. Da Unijuí para a vida!”, conta Anderson.