As férias chegaram e para acompanhar os dias sem aula, nada melhor do que ler um livro e assistir uma série para aproveitar o tempo de descanso, não é mesmo? A Biblioteca Universitária Mario Osorio Marques separou uma lista de títulos disponíveis na Biblioteca da Unijuí. E para quem prefere curtir o descanso assistindo séries, preparamos uma lista com o melhor dos streamings.
A primeira indicação literária é “Extraordinário”, de R. J. Palácio, que conta a história de Auggie, um aluno novo em um colégio particular, com uma missão nada fácil: convencer os colegas de que, apesar da sua aparência incomum, é um menino igual a todos os outros. A segunda indicação, “Coluna de Fogo”, de Ken Follett, se passa em 1558, enquanto as pedras da antiga Catedral de Kingsbridge testemunham uma cidade dilacerada pelo conflito religioso. A obra de Ken narra a luta de poder e princípios entre católicos e protestantes, e em meio ao caos, Ned Willard deseja se casar com Margery Fitzgerald. No entanto, os dois se veem em lados opostos do embate. Ned escolhe servir à princesa Elizabeth da Inglaterra.
A obra “A Sombra do Vento”, de Carlos Ruiz Zafón, narra a história de Daniel Sempere, em uma madrugada de 1945, na cidade de Barcelona, quando é levado por seu pai ao cemitério dos livros esquecidos. Lá, o menino encontra “A Sombra do Vento”, o livro que mudará o rumo de sua vida e o arrastará para um labirinto de aventuras repleto de segredos e intrigas enterrados na alma obscura da cidade. Para quem gosta de um bom mistério, o título “A casa da praia”, de Nora Roberts, é o livro certo para aproveitar os dias de férias. A obra é um romance doce, com um fascinante antigo mistério familiar que se transforma em uma série de crimes, colocando sob suspeita um homem inocente.
A última indicação é o best seller do The New York Times, “Para sempre Alice”, de Lisa Genova. Alice Howland é uma mulher feliz, bem casada e com três filhos crescidos, que está no auge de sua carreira como professora universitária. De repente, ela percebe que está começando a se esquecer das coisas. Conforme a confusão nubla cada vez mais sua mente e a memória dela continua a traí-la, ela recebe um diagnóstico que mudará sua vida para sempre: Alzheimer precoce. Corajosa e independente, Alice luta para manter seu estilo de vida e viver o presente ao máximo, mesmo com seu senso de identidade escapando por entre os dedos.
Todos os livros indicados estão disponíveis na Biblioteca Universitária Mario Osorio Marques, que conta com mais de 300 mil exemplares físicos de materiais bibliográficos de todas as áreas do conhecimento, além de mais de 20 mil obras em acervo virtual. No site da Biblioteca www.unijui.edu.br/biblioteca, é possível consultar a disponibilidade de obras físicas e virtuais pelo catálogo online, bem como outras funcionalidades disponíveis para a comunidade acadêmica, incluindo o serviço de renovação e reserva via Portal e o acesso ao repositório institucional. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail biblio@unijui.edu.br.
O Projeto de Extensão Traças Digitais, desenvolvido pelos cursos de de Design, História, Letras: Português e Inglês da Unijuí, também possui uma Biblioteca Digital com mais de 50 títulos para acesso gratuito. Entre as obras disponíveis estão: “Por Lugares Incríveis”, de Jennifer Niven; "Para todos os garotos que já amei", de Jenny Han; "O Hobbit”, de J.R.R. Tolkien; saga “Harry Potter”, de J.K. Rowling; e “A Casa das Sete Mulheres”, de Leticia Wierzchowski. Para acessar a Biblioteca Digital do Projeto Traças Digitais basta clicar no link.
Quem prefere descansar assistindo uma boa série, preparamos dicas de lançamentos e títulos aclamados pela crítica. Baseado no livro “De volta aos quinze”, de Bruna Vieira, a série recebeu o mesmo nome, e conta a história de Anita (Maisa Silva/Camila Queiroz) uma mulher insatisfeita com sua vida que ganha a chance de ter 15 anos novamente. Ela revive seus dias de escola e pode fazer novas escolhas, mas reescrever sua própria história é mais difícil do que ela pensava.
Para os fãs de investigação, comédia e podcasts sobre crimes reais, a série “Only Murders in the Building” é a indicação certa. A trama gira em torno de Charles-Haden Savage (Steve Martin), Oliver Putnam (Martin Short) e Mabel Mora (Selena Gomez), um trio apaixonado por podcasts do gênero true crime. Após acontecer um assassinato no prédio em que os três personagens vivem, eles iniciam seu próprio podcast ao tentar desvendar o misterioso crime. Com o passar do tempo e ao descobrir pistas, o trio começa a desconfiar que há um assassino morando em seu prédio.
No mês de junho, estreou a última temporada de “Manifest: O Mistério do Voo 828”. Manifest narra a história sobrenatural de 191 passageiros que passaram por um voo com turbulência, mas que conseguiram chegar vivos a Nova Iorque. Porém, ao reencontrar a família e os amigos, eles descobrem que o avião havia desaparecido, e os passageiros foram dados como mortos por cinco anos. A partir de então, os irmãos Ben Stone (Josh Dalas) e Michaela Stone (Melissa Roxburgh) decidem investigar o que aconteceu. Eles confrontam outros passageiros, com o objetivo de encontrar explicações.
A série “Rainha Charlotte: Uma História Bridgerton”, é o spin-off da série Bridgerton, baseada nos livros de Julia Quinn, é a escolha certa para quem gosta de tramas de época e romance. A história acompanha a rainha Charlotte (India Amarteifio) na juventude, além de explorar o começo de seu romance com o Rei George (Corey Mylchreest) e sua relação com Lady Danbury (Adjoa Andoh). Ao chegar em uma corte de desconhecidos e enfrentar situações hostis, ela precisa fazer as alianças certas e estabelecer sua posição de cabeça erguida.
Para finalizar as indicações, escolhemos a série médica de maior sucesso, “Grey's Anatomy”. Sendo exibida desde 2005, Grey’s conta a história de um grupo de jovens médicos residentes do Hospital Grace Mercy West, de Seattle, que lidam diariamente com casos de vida ou morte. Juntos, eles encontram apoio, conforto, amizade e até mesmo o amor, e se esforçam para conciliar os dramas profissionais com os pessoais.