A equipe ‘Juriluel’ venceu a competição no último sábado
Os cursos de Ciência da Computação e Engenharia de Software promoveram no último sábado, 8 de julho, uma maratona de programação aberta a todos os estudantes que quisessem participar. O evento teve o objetivo de ser um simulado, preparando os acadêmicos para a Maratona SBC de Programação, que será promovida pela Sociedade Brasileira de Computação e sediada pela Unijuí no dia 2 de setembro.
No sábado, os estudantes foram divididos em times de até três integrantes, que tiveram 4h para resolver 10 problemas que envolviam, principalmente, matemática e lógica de programação. Os times precisavam ser eficientes, assim como na maratona oficial, já que a performance da resolução era um dos critérios para acertar a questão.
“A equipe vencedora foi a ‘Juriluel’, formada pelos membros Juan Paulo Fricke, Murilo do Santos Dessuy e Rafael Antes Kuhn. Eles acertaram cinco questões, mesmo número que a equipe que ficou na segunda posição. Contudo, como resolveram em menos tempo, e realizaram menos tentativas, ganharam no critério de desempate”, explicou o professor responsável pela maratona, Lori Machado Filho.
Segundo o professor, a competição foi bastante acirrada, havendo inúmeras trocas de posições ao longo da competição. “No final, os times se reuniram para debater as questões que não conseguiram resolver, trocar informações e fomentar ainda mais o conhecimento. A maratona foi muito produtiva para mostrar aos alunos como será o evento oficial”, finalizou.
A Maratona SBC de Programação é um evento que acontece desde 1996, sendo destinada aos estudantes dos cursos de graduação e início de pós-graduação, ligados às áreas de Computação e afins. A competição acontece em três etapas - regional, nacional e mundial, e promove nos alunos a criatividade, a capacidade de trabalho em equipe, a busca por novas soluções de software e a habilidade de resolver problemas sob pressão.