Vivência sobre Escolha Profissional auxilia alunos do Ensino Médio a lidar com a angústia do ingresso no mercado de trabalho - Unijuí

Parte das atividades do Passaporte para o Futuro Unijuí, a “Vivência Escolha Profissional” é voltada para alunos do 2º ano do Ensino Médio de escolas públicas e privadas de toda região. Neste primeiro semestre, cerca de 70 escolas já receberam a atividade. A psicóloga da Unijuí Sabrina Corrêa da Silva, responsável pelas atividades, explica que o objetivo dessa experiência é possibilitar aos estudantes falar sobre o que mais os deixa angustiados nesse período que antecede a escolha profissional, tendo em vista a necessidade de prepará-los para o ano seguinte, quando de fato, eles precisarão fazer uma escolha dentro do seu projeto de carreira profissional.

“O trabalho com eles é feito a partir de alguns questionamentos que provocam eles a pensarem nessa situação de escolha em um mundo dinâmico e da travessia desses alunos pela adolescência. O objetivo é levar um suporte teórico para ajudá-los a pensar o momento em que eles se encontram e, a partir disso, construímos um processo de escuta, onde colocamos para os próprios alunos o espaço de fala para que eles se sintam confortáveis e seguros em expor suas dúvidas e trazer essas reflexões”, explica. Além dessa parte teórica e de escuta, os alunos também passam por algumas dinâmicas propostas pela psicóloga, no sentido de tornar aquele um ambiente seguro para eles trabalharem essa construção de maneira tranquila.

Sabrina esclarece ainda que essa é uma vivência que busca seguir um caminho construído a partir de uma sequência da vivência ofertada para o 1º ano do Ensino Médio, quando eles começam a pensar e construir o projeto de vida. “Nosso objetivo é que fique claro para esses alunos que eles têm poder de escolha, que podem sim escolher e não apenas ser escolhidos. E que essas escolhas podem contemplar o projeto de vida e carreira que está sendo construído por eles. E, a partir disso, tento trabalhar com eles um tripé a partir da análise daqui que eles gostam e o que mais lhes chama atenção, do retorno financeiro e, por fim, do descolamento da adolescência e sua constituição como jovem adulto que passa a não ser mais uma extensão do seus responsáveis”, afirma.