Parte das atividades do Passaporte para o Futuro Unijuí, a “Vivência Projeto de Vida e Carreira” é voltada para alunos do 1º ano do Ensino Médio de escolas públicas e privadas de toda região. Neste primeiro semestre, cerca de 70 escolas já receberam a atividade. A psicóloga da Unijuí Pâmela de Paula, responsável pelas atividades, explica que essa é uma vivência pensada no sentido provocativo, para que os alunos já comecem a pensar no planejamento do seu futuro.
O trabalho é desenvolvido com as turmas de maneira individual, quando possível, em sala de aula para que o trabalho seja feito de maneira mais pessoalizada com os alunos. “Dividimos o trabalho em diferentes momentos, sendo o primeiro uma explicação sobre o que é o projeto de vida e o que eles têm trabalhado e pensado sobre isso. Depois realizamos uma dinâmica com objetivo de observar o lugar que cada aluno ocupa dentro do seu grupo e como tem se sentido nessa dinâmica que envolve estratégia. Por fim, seguimos para a elaboração dos quatro pilares do Projeto de Vida que são: autoconhecimento, interesses, escolhas e formação educacional/profissional. Quando partimos para a dinâmica dessa construção, começamos a entender, em conjunto com os alunos, o lugar que cada um ocupa, como as pessoas se sentem no sentido de segurança, de ouvir, dentre outras”, explica.
Pâmela ainda traz à vivência a sensibilização social sobre as condições e oportunidade de cada um para a construção do caminho até o objetivo. “Busco trabalhar com eles também que nenhuma escolha parte do nada, ela é a soma das nossas experiências, das nossas vivências, desde o momento em que a gente nasce”, destaca e acrescenta que o objetivo dessas atividades é fazer com que eles entendam e acreditem que é possível buscar mais para a vida de cada um.
A solicitação da “Vivência Projeto de Vida e Carreira” pode ser solicitada por todas as escolas públicas e privadas da região de abrangência dos quatro campi da Unijuí por meio da solicitação no site www.unijui.edu.br/passaporte.