Criatec Unijuí: espaço de vivências inovadoras para comunidade acadêmica e externa - Unijuí

A Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica da Unijuí - Criatec, é um Centro de Referência em apoio a empreendimentos inovadores e de impacto socioambiental, com a missão de facilitar o processo e alavancar o empreendedorismo e a inovação tecnológica na região, estimulando conexões através de uma ampla rede de contatos para amplificar setores e auxiliar empresas a darem o primeiro passo através de uma infraestrutura física que atende as necessidades de cada incubada. Com unidades presenciais em Ijuí e Santa Rosa, a Incubadora é um espaço moderno e preparado para as novas ideias do mercado, sempre atualizado para incentivar e auxiliar no mundo empreendedor.

Hoje a Criatec conta com uma infraestrutura qualificada, voltada para o impulsionamento dos negócios, mas também para o fortalecimento do empreendedorismo dentro da própria Universidade. Para empreendedores, startups incubadas, comunidade externa, acadêmicos e professores, há a possibilidade de utilização do Espaço de Coworking, que conta com oito estações de trabalho; o laboratório de prototipagem com máquina de corte a laser, impressora 3D, impressora de placas eletrônicas e um conjunto de ferramentas para prototipagem rápida; e o espaço para eventos com capacidade para até 50 pessoas com projetor interativo.

Por integrar a Universidade, a Criatec é também um espaço de propagação do conhecimento e procura motivar essas ações por meio de um calendário de ações voltadas ao fomento do empreendedorismo e inovação. “Nós temos, ao longo do ano, uma série de atividades que fazem parte do nosso calendário e que fomentam o desenvolvimento destas ações, tais como: o Desafio de Inovação, Hackathons, Métodos Ágeis para Gestão de Projetos, Mindset para Inovação e Habilidades Inovadoras, Captação de Recursos para Inovação, dentre outras”, destaca a coordenadora da Criatec, Maria Odete Palharini.

Maria Odete destaca ainda que a Criatec fica aberta também durante os turnos da manhã e tarde para utilização dos alunos nos ambientes coletivos. “Além disso, disponibilizamos a possibilidade de participação nesses eventos e ainda organizamos junto aos professores interessados, o agendamento dos espaços e de oficinas com temáticas específicas às quais podemos contribuir enquanto incubadora”, explica.

Outro benefício da relação entre incubadora e cursos de graduação, é a possibilidade de networking entre os acadêmicos e as empresas parceiras ou incubadas pela Criatec. “Aqui nós oferecemos oportunidades de estágio por meio de nossos contatos, além de prestarmos apoio em toda a jornada empreendedora, da ideia até a escala do negócio. A Criatec possui uma ampla rede de parcerias para apoiar os empreendedores, tais como as aceleradoras já consolidadas, instituições financeiras, unidades Embrapii e outros ambientes de inovação de todo Brasil”, reforça a coordenadora.

Para professores e alunos interessados em ocupar os espaços da Criatec, bem como para comunidade externa, os agendamentos de horários e atividades podem ser feitos pelo site www.criatecunijui.com.br, no item “faça uma visita”. Também é possível contatar a incubadora pelo whatsapp (55) 3332-2012.