Dia de Campo das Forrageiras reúne profissionais e estudantes de toda a região no IRDeR - Unijuí

O Programa de Melhoramento Genético de Plantas, eixo Forrageiras e Cobertura do Solo em parceria com cursos de Medicina Veterinária e Agronomia da Unijuí, promoveu nesta terça-feira, 13 de junho, o Dia de Campo das Forrageiras. O evento foi realizado no Instituto Regional de Desenvolvimento (IRDeR) da Unijuí e contou com a participação de produtores rurais, empresários, pesquisadores, consultores e estudantes.

Com o tema “Sistemas integrados para aumentar a sustentabilidade”, o Dia de Campo teve como objetivo divulgar as pesquisas realizadas na Unijuí por meio do Programa de Melhoramento Genético, bem como promover e estimular a comunicação e a troca de conhecimento entre o público envolvido.

Na abertura do evento, a coordenadora do Eixo Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da Agência de Inovação e Tecnologia da Unijuí (Agit), Fabiana Simon, destacou  que “a principal missão da Unijuí é mudar a realidade onde está inserida, sempre para melhor, além de  disseminar e agregar conhecimento e práticas inovadoras, o que é fundamental para impulsionar a produtividade e sustentabilidade da cadeia do agronegócio”.

Já o coordenador da linha de pesquisa do Melhoramento Genético de Plantas Forrageiras e de Cobertura de Solo, professor doutor Emerson André Pereira, responsável pelo evento, frisou que o Dia de Campo é o momento onde são apresentados resultados acumulados das pesquisas realizadas. “Abordamos vários assuntos durante o evento, onde os estudantes e profissionais tiveram a oportunidade de adquirir novos conhecimentos a partir do nosso circuito de estações bem como com as empresas presentes. Além disso, foi uma oportunidade para que os acadêmicos pudessem colocar em prática tudo aquilo que aprenderam ao longo do curso”.

Na sequência, os grupos foram direcionados às Estações Temáticas.  O circuito contou com seis estações: Manejo da pastagem para maior produção animal e cobertura do solo; conservação da forragem: pré-secado e silagem de inverno; manejo de solo e fluxo de nutrientes; qualidade de sementes; produção e qualidade: raça holandesa e jersey; e boas práticas na pulverização, herbicidas hormonais.

Empresas parceiras e patrocinadoras do evento também realizaram a exposição de produtos em suas estações, entre elas, sobre a utilização de drones na pecuária; ovinos; bovinos de corte; piscicultura; suinocultura; crédito agrícola; e implementos agrícolas para melhorar a eficiência da pecuária em sistemas integrados.