O Escritório de Relações Internacionais (ERI) realizou nesta quinta-feira, 01, o evento "África em Foco”, alusivo ao Dia Mundial da África, celebrado em 25 de maio. O encontro foi um momento de troca de conhecimentos culturais entre intercambistas e comunidade acadêmica.
O Dia da África é comemorado no dia 25 de maio, pois foi nesta data, no ano de 1963 que criou-se a Organização de Unidade Africana (OUA), na Etiópia, tendo como objetivo defender e emancipar o continente africano. Entretanto, em 1972, a Organização das Nações Unidas (ONU), estabeleceu este dia como o Dia da África ou Dia da Libertação da África. No ano de 2002, a OUA foi substituída pela União Africana, mas as celebrações continuaram sendo realizadas.
A assessora do ERI, Vanderléia de Andrade Haiski, destacou o aumento do número de estudantes vindos da África para a Unijuí. “A Universidade recebe estudantes de vários países, mas estamos recebendo uma quantia significativa de intercambistas da África. Hoje temos a satisfação de ter conosco 10 estudantes de graduação e pós-graduação de origem africana, vindos de Angola, Benin e Senegal, e um mexicano com origens africanas”, destacou a assessora.
O vice-reitor de Pós-Graduação Pesquisa e Extensão, Fernando Jaime González, enfatizou a importância de comemorar este dia. “É a segunda vez que comemoramos o Dia da África na Unijuí. O evento é uma oportunidade de aprendizagem, no sentido de que o Brasil e América Latina em geral devem muito para este povo que foi trazido de forma forçada até o continente americano. É muito bom termos aqui tantos estudantes africanos”, disse o vice-reitor.
O mestrando em Modelagem Matemática e Computacional, Arturo Dina Valente, vem do México, mas possui descendência africana. Em sua fala, Arturo apresentou os costumes e a cultura da comunidade africana, na cidade de San Marcos.
Os intercambistas do Benin, Kinth Kpehoun, Jean-Bosco Sagbo e Jean Yves Noutai, são estudantes do mestrado em Desenvolvimento Regional da Unijuí, e trouxeram para o evento informações e curiosidades sobre a religião “Vodu”. Já os acadêmicos dos cursos de graduação em Agronomia, Aissatou Diouf, e em Administração, Ibrahima Cissé, apresentaram diversas curiosidades culturais sobre o Senegal.
Para encerrar, o mestrando em Atenção Integral à Saúde, Domingos Bernardo, da Angola, cantou músicas de origem africana. Todos os presentes receberam, ao final do evento, uma poesia escrita por Bernardo.