Wiiu e Semana Acadêmica das Engenharias têm início no campus Santa Rosa - Unijuí

Wiiu e Semana Acadêmica das Engenharias têm início no campus Santa Rosa

Aconteceu na segunda-feira, 29, na Unijuí - campus Santa Rosa, a abertura oficial do Workshop de Ideação e Intervenção Urbana Binacional - Wiiu e Semana Acadêmica das Engenharias. Os estudantes puderam acompanhar as palestras sobre “A vida profissional após o meio acadêmico” e “Conecte SWE - Promovendo a Diversidade”.

A coordenadora do campus Santa Rosa, professora Taciana Paula Enderle, participou da cerimônia de abertura e destacou a importância da participação dos estudantes em eventos acadêmicos. “Foi uma semana planejada com várias atividades. Inclusive, o Workshop de Ideação e Intervenção Urbana Binacional é um evento binacional envolvendo professores da Argentina que chegam nesta terça-feira no campus para desenvolver atividades do Wiiu”, destacou a coordenadora.

O Wiiu é uma parceria entre Unijuí, Universidade de Córdoba - UNC, Indumóveis e a Fenasoja. Participam do evento os estudantes de Engenharia Civil do campus Santa Rosa, de Arquitetura e Urbanismo e Design do campus Ijuí. s participantes devem propor construções de intervenção urbana com a temática "O berço nacional da soja". Durante a Indumóveis, no estande da Unijuí, as maquetes produzidas pelos estudantes estarão expostas para votação. Os protótipos mais votados serão construídos e expostos em tamanho real durante a Fenasoja em 2024.

A primeira palestra da noite foi realizada pela engenheira civil e inspetora-chefe do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia em Santa Rosa, Fernanda Dresh; pelo assessor da presidência do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul, Fabio Chaves; e pelo engenheiro mecânico e presidente da Associação de Engenheiros e Arquitetos - Apea de Santa Rosa, Airton Monteiro.

Os palestrantes conversaram com os estudantes sobre a vida profissional após o meio acadêmico, para alinhar expectativas e realidade do mercado de trabalho,além de apresentar o Crea  e sua importância para o profissional da engenharia.

As engenheiras mecânicas Fabiane Conrad e Tainara Tomasi, e a engenharia de Produção Pâmela Menin, da empresa John Deere, apresentaram aos estudantes uma palestra com informações sobre a Society of Women Engineers - SWE - Sociedade de Mulheres Engenheiras e seus projetos sociais realizados.