Unijuí promove Dia de Campo das Forrageiras - Unijuí

Unijuí promove Dia de Campo das Forrageiras

Com o tema “Sistemas integrados para aumentar a sustentabilidade”, a Unijuí promoverá no dia 13 de junho, o Dia de Campo das Forrageiras. O evento será realizado junto ao Instituto Regional de Desenvolvimento (IRDeR) da Unijuí, das 7h30 às 16h, e é direcionado produtores rurais, empresários, pesquisadores e estudantes. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas pelo site unijui.edu.br/eventos.

O Dia de Campo tem como objetivo divulgar as pesquisas e o conhecimento gerado a partir do Programa de Melhoramento Genético - eixo Forrageira e Cobertura de Solo, possibilitando aos participantes o acesso à discussão de temas relevantes relacionados aos sistemas integrados que envolvem a relação solo, planta, animal e atmosfera.

A programação terá início às 7h30, com a recepção e credenciamento; às 8h com cerimônia de abertura e, na sequência, os grupos serão direcionados às Estações Temáticas. Haverá ainda praça de alimentação. O circuito contará com estações sobre forrageiras de inverno e manejo da pastagem; alternativas para minimizar a baixa qualidade da silagem de milho devido à estiagem; herbicidas hormonais; qualidade de sementes na implantação das culturas de inverno; efeito dos animais no solo para diminuir os impactos da estiagem e aumentar a infiltração de água no solo; cuidados na pecuária de leite, de corte e de bem-estar animal.

Além disso, haverão estações relacionadas à empresas que abordarão, entre seus temas, a utilização de drones na pecuária; ovinos; bovinos de corte; piscicultura; suinocultura; crédito agrícola; e implementos agrícolas para melhorar a eficiência da pecuária em sistemas integrados.