Final do Decola 2023 foi realizado nesta sexta-feira, no campus da Unijuí em Santa Rosa - Unijuí

O Instituto Sinodal da Paz foi o vencedor do Decola 2023

Nesta sexta-feira, 26 de maio, aconteceu na Unijuí - campus Santa Rosa a final do Decola, evento que promove o empreendedorismo e a inovação entre os jovens, e que é realizado pela Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agronegócios de Santa Rosa (Acisap), em parceria com a Unijuí e o Sebrae.

Neste ano, o projeto envolveu mais de 100 estudantes do 2º Ano do Ensino Médio de Santa Rosa, sendo que, da final, participaram cinco escolas públicas e privadas do município: Instituto Sinodal da Paz, Colégio Concórdia, Escola Estadual de Ensino Médio Pedro Meinerz, Colégio Salesiano Dom Bosco e Instituto Federal Farroupilha (IFFar). Todas as escolas realizaram os oito módulos propostos pelo projeto, ao longo de três meses, que trataram de temas como inovação, tecnologia e empreendedorismo, além das ferramentas necessárias para colocar tudo isso em prática.

“As escolas receberam o material necessário e os 25 voluntários, capacitados pelo projeto, estiveram nas escolas para aplicar os conteúdos. Hoje, na final, os estudantes foram desafiados a colocar tudo o que aprenderam em prática, através de um desafio”, explicou o coordenador do Decola 2023, Rodrigo Dogonski.

Pela manhã, os estudantes receberam o challenge: pensar em soluções a partir do tema “Trabalhos que a Inteligência Artificial não vai substituir”. A ideia era que os alunos pensassem nas profissões que podem vir a desaparecer, nas carreiras que a Inteligência Artificial não vai impactar e como é possível ampliar o número de empregos a partir da IA.

Ao final do dia, os estudantes apresentaram seus projetos de forma breve, através de um pitch. As apresentações foram avaliadas por quatro jurados: o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Fernando Jaime González; pela analista do Sebrae de Porto Alegre, Marie Cristine Fabre; pelo gestor de Educação do Sebrae de Carazinho, Ricardo Ninov; e pelo presidente da Acisap, Douglas Marques.

O Instituto Sinodal da Paz foi o campeão da edição e recebeu o troféu, que é itinerante, além de medalhas aos estudantes. A equipe vencedora também ganhou uma viagem, que será realizada na próxima semana, para conhecer a TecnoPUC, o Museu da PUC e o Instituto Caldeira em Porto Alegre. O grupo apresentou a proposta da Seh Inovações, uma empresa que visa preservar o emprego dos operários de fábricas que desejam mecanizar ou ampliar suas produções.

Neste ano, o projeto também contemplou a realização de uma campanha de arrecadação de alimentos entre as escolas, onde mais de 3,2 mil kgs de alimentos não perecíveis foram arrecadados e agora serão destinados a entidades sociais do município. O IFFar venceu a ação, com a coleta de mais de 2 mil kgs de alimentos, e também garantiu 10 lugares na viagem a Porto Alegre.

Para a coordenadora da Unijuí - campus Santa Rosa, professora Taciana Paula Enderle, a Universidade se sente feliz em fazer parte de um projeto que fomenta o empreendedorismo e a inovação entre os jovens do município. “Projetos como este são importantes para que os jovens tenham contato com novas possibilidades, com o empreendedorismo, aprendam mais sobre os temas trabalhados e possam, desde cedo, pensar fora da caixa em soluções inovadoras", destacou.

O vice-reitor, professor Fernando Jaime González, lembrou que os acadêmicos, quando chegam à Universidade, passam por exercícios como este, nos dois primeiros anos do curso. Através dos Projetos Integradores, novo componente curricular da Graduação Mais, os acadêmicos são desafiados a propor soluções para desafios reais, encaminhados pela comunidade.