Nesta segunda-feira, 22, a Unijuí recebeu três estudantes intercambistas do Benin e do Senegal para os Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu. Amadou Diouf passa a cursar o mestrado em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade, enquanto que Jean-Bosco Adéchina Sagbo e Zinsou Jean Yves Noutai foram recebidos para o mestrado em Desenvolvimento Regional.
A recepção contou com a presença do vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Fernando Jaime González; da assessora de Relações Internacionais da Universidade, Vanderléia de Andrade Haiski; do intercambista Idohou Dagbégnon Kinth Kpehoun, e dos professores Daniel Baggio e Roberto Carbonera.
O vice-reitor, professor Fernando Jaime González, desejou boas-vindas aos estudantes e falou sobre o ato de coragem de sair do seu país de origem para estudar em um novo lugar. “É um ato de coragem sair de casa e vir para um lugar em que se fala um idioma diferente. Agradeço a confiança na Unijuí e reitero que queremos aprender muito com cada um, assim como vocês querem aprender conosco”, disse o vice-reitor.
Os intercambistas elogiaram a receptividade que tiveram de outros estudantes e a troca de experiências e cultura que estão tendo na Casa do Estudante, principalmente para “treinar” o português. Além disso, os novos estudantes da Unijuí estão tendo aulas de português durante cinco dias da semana para potencializar o aprendizado.
Para Zinsou Jean, formado em Contabilidade e Gestão, o mestrado fora do Benin significa ter melhores oportunidades e qualidade de ensino.
Jean-Bosco Adéchina Sagbo é formado em Economia e Gestão Familiar e desejava continuar seus estudos na área do Desenvolvimento Regional. A partir desse desejo, iniciou a busca por universidades com edital aberto. “Pesquisei diversas instituições, mas as condições e a indicação de um amigo me fizeram escolher a Unijuí”, contou Jean-Bosco.