Na quarta-feira, 17, aconteceu no campus Ijuí, a aula inaugural do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade. A palestra da noite foi realizada pelo mestre e doutor em Genética e pós-doutor em Ecotoxicologia, Cesar Koppe Grisolia, e abordou o tema “A ética da relação do homem com o ambiente”.
O pós-doutor apresentou um estudo completo sobre a diferença entre pesquisas de agrotóxicos realizadas por laboratórios privados e institutos de pesquisa públicos. Por meio de uma pesquisa bibliográfica, testagens e um estudo comparativo, Cesar mostrou aos estudantes a importância de manter-se ético na profissão e na publicação de artigos científicos.
O palestrante utilizou como exemplo o uso do glifosato no Brasil. De acordo com o pesquisador, o glifosato é uma substância química proibida na Europa e tem a sua comercialização ainda liberada no Brasil, e recebeu ainda um aumento de limite de resíduo, nas principais culturas em que a substância é utilizada.
“O glifosato, conforme dados do Instituto do Câncer da França, pode ser cancerígeno, mas no Brasil não, de acordo com o resultado de reavaliação. Enquanto o mundo inteiro tem uma legislação mais restritiva, para cuidar da saúde da população e os impactos ambientais, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), caminha em direção contrária, sendo mais permissiva”, destacou o professor.
Para o pesquisador, ainda é necessário debater a questão ética no momento de arcar com os resultados da utilização das substâncias nas plantações. “Os lucros do agronegócio são privatizados, e as externalidades, o passivo ambiental, questões de saúde humana e impactos ambientais, todos nós arcamos, pois, as pessoas intoxicadas precisam buscar o Sistema Único de Saúde (SUS), a água contaminada vai para as nossas residências, as externalidades são socializadas”, pontuou.
Para finalizar, o palestrante falou sobre a possibilidade de fazer a agricultura de outras formas. De acordo com o pós-doutor, é preciso investir em tecnologia e ciência desde o nível universitário, para formar profissionais que busquem novos métodos e técnicas que sejam igualmente produtivas.