A Unijuí promoveu nesta quinta-feira, 18 de maio, a palestra “Pensando Pesquisa e Extensão com Lego Serious Play”, com o facilitador da Gestão da Inovação e Criatividade dentro de organizações e doutor em Desenvolvimento Regional, Nedisson Luis Guessi. O evento ocorreu na Sala de Ideação do Espaço + Inovação Unijuí, e reuniu bolsistas dos Projetos de Pesquisa e Extensão da Universidade.
A palestra faz parte do Ciclo de Formação para a Iniciação à Pesquisa e Extensão de 2023 e foi realizada em parceria entre a Vice-reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Agência de Inovação e Tecnologia (Agit) e Incubadora de Empresas e de Inovação Tecnológica (Criatec) da Unijuí.
Segundo o palestrante, professor Nedisson Guessi, a ação foi diferenciada, possibilitando a conexão dos estudantes, unindo diferentes grupos. “Na formação utilizamos uma metodologia da Lego, que é mais lúdica, onde trabalhamos a ideia de equipe, inovação e, a partir disso, pensamos em projetos que tem mais significado em pesquisas que podem contribuir para a comunidade”.
A estudante Nadine Bandeira, bolsista de Iniciação Científica do Projeto de Monitoração Eletrônica, achou interessante a proposta da oficina. "A atividade permitiu que entrássemos em contato com outras áreas de pesquisa e a partir disso, desenvolver soluções para os problemas que a gente enfrenta não somente dentro da Pesquisa e Extensão, mas também da sociedade".
Já o acadêmico João Artur Taborda, faz parte do Projeto de Extensão em Robótica Educacional, "o encontro proporcionou diferentes visões de como a gente pode abordar uma situação-problema e tentar resolvê-la, estudando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, avaliou.
O vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Fernando Jaime González, destacou a importância do Ciclo de Formação para os bolsistas. Essa atividade foi bastante especial, pois o professor Nedisson tem uma vasta experiência no desenvolvimento de competências de trabalho em equipe. Então, hoje, eles puderam aprender a trabalhar de forma coletiva, e essa é uma competência muito importante para quem é bolsista”, explicou.