Após um dia de intensas atividades, aconteceu na noite desta terça-feira, 16 de maio, a abertura oficial do 10º Congresso Internacional em Saúde. O evento, que neste ano é realizado em formato híbrido, acontecerá até sexta-feira, dia 19, com o tema “Empreendedorismo e Inovação”.
Contando com uma série de palestrantes renomados, o 10º Congresso Internacional em Saúde busca proporcionar espaços de discussão e reflexão acerca do tema central, de forma interdisciplinar e multiprofissional. O evento proporciona que os participantes atualizem seus conhecimentos de saúde e produzam outras abordagens a partir das inovações que são apresentadas, de modo que a perspectiva humanista de saúde seja garantida na qualidade de vida produzida para todos. Trata-se de um evento que permite interações, ampliação do conhecimento e a troca de experiências entre os profissionais, pesquisadores e estudantes do Brasil e de outros países.
O evento teve início com a apresentação do Conjunto Instrumental do Colégio Evangélico Augusto Pestana (Ceap) de Ijuí, regido pelo professor Adriano Kronbauer. Na sequência, foi realizada a solenidade de abertura, que contou inicialmente com fala da coordenadora do Congresso, professora doutora Eliane Roseli Winkelmann, que agradeceu a todos que colaboraram para a realização do Congresso. Ela lembrou que a primeira edição aconteceu em 2011, passando o evento a ser realizado a cada dois anos. Em 2017, quando ocorreu a quarta edição, um comitê internacional foi formado, permitindo que o Congresso avançasse barreiras e fosse realizado em Portugal, na Universidade do Minho. Hoje, o evento é promovido pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde e pelos cursos de graduação da área da saúde da Unijuí. O Congresso tem como co-promotora a Universidade do Minho, de Portugal, e como parceira a Universidade Federal da Fronteira Sul - campus Cerro Largo. Também conta com o apoio do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências da Unijuí.
Ao fazer a saudação institucional, o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Fernando Jaime González, destacou que a Unijuí acredita que o empreendedorismo e a inovação são essenciais para enfrentar os desafios na área da saúde. “Através destes dois pontos, podemos reinventar e progredir em práticas que fortaleçam a capacidade de encontrar soluções inovadoras para problemas complexos, sempre mantendo a saúde e o bem-estar de todos em foco. Esperamos que todos possam, nesta semana, aproveitar esta oportunidade para aprender, crescer e colaborar para melhorar a saúde e a vida de todos”, disse.
A primeira conferência da noite ficou a cargo do doutor em Saúde Pública pela USP e pós-doutor pela Universidade de Harvard, Alexandre Dias Porto Chiavegatto Filho, que falou sobre Inteligência Artificial em Saúde. Ele destacou que pesquisa o tema há muitos anos, muito antes de a Inteligência Artificial (IA) “entrar na moda”. “As pessoas estão começando, agora, a ver o uso prático da Inteligência Artificial, mas ela já domina a nossa vida há muito tempo. Algoritmos de IA já guiam a nossa vida desde que acordamos até quando vamos dormir, nos dizendo o que assistir, qual rota pegar no trânsito. Ocorre que nos últimos cinco anos a área de Inteligência Artificial teve um avanço significativo em razão do crescimento do Big Data, dos avanços na capacidade computacional e o surgimento de novos algoritmos para problemas complexos”, disse.
O evento teve sequência, na noite de ontem, com a conferência “Empreendedorismo e inovação com seus desafios e oportunidades”, a cargo do especialista em Projetos de Inovação do Sebrae RS, Gustavo Moreira. Para conferir a programação que segue até sexta-feira, acesse este link.