Programe seu Futuro inicia atividades de 2023 com alunos de Chiapetta - Unijuí

Programe seu Futuro inicia atividades de 2023 com alunos de Chiapetta

Nesta quinta-feira, 11 de maio, foram iniciadas as atividades de 2023 do Projeto de Extensão Programe seu Futuro da Unijuí, junto ao município de Chiapetta. O evento de abertura do calendário de ações aconteceu no Espaço + Inovação Unijuí onde os estudantes do Ensino Fundamental e Médio das redes municipal e estadual de Chiapetta participaram de uma oficina sobre a Indústria 4.0, ministrada pela coordenadora da Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica da Unijuí (Criatec), Maria Odete Palharini e, na sequência, da atividade “explorando as tecnologias com peças”, com a facilitadora Leonice Parnoff. Além disso, eles visitaram a estrutura do Espaço + Inovação Unijuí e dos demais laboratórios da Universidade.

A abertura das atividades contou com a participação do vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Fernando Jaime González; do coordenador do Projeto de Extensão Programe seu Futuro, professor Marcos Cavalheiro; da responsável pelo Escritório de Relações Universidade-Comunidade da Agência de Inovação e Tecnologia (Agit) da Unijuí, Graciele da Rosa Bertoldo e do prefeito de Chiapetta, Eder Both.

"Estamos muito felizes por vocês fazerem parte deste projeto ao longo de todo o ano. O Programe seu Futuro permite que vocês deem os primeiros passos no campo da programação e tecnologia. Formar novos cientistas e profissionais é fundamental para o desenvolvimento da região e a Universidade está empenhada em dar as melhores condições para que vocês possam ter uma formação profissional de alta qualidade. ”, destacou o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Fernando Jaime González.

O prefeito de Chiapetta, Eder Both, destacou que essa parceria com a Unijuí integra as ações de empreendedorismo desenvolvidas pelo município e parabenizou os alunos pela iniciativa de participarem das ações. “O que vocês vão aprender dentro do projeto pode ser usado para seguir carreira nesta área de tecnologia, que é bastante promissora, mas também para a vida, pois desenvolve raciocínio lógico, conhecimento computacional, resolução de problemas, por exemplo”.

A parceria tem como objetivo desenvolver ações educativas de promoção da educação nas tecnologias e inovação nas escolas visando o crescimento e transformação da realidade dos estudantes e da comunidade. Neste sentido, o projeto prevê a realização de 90 oficinas que incluem pensamento computacional, lógica de programação, desenvolvimento de protótipos de aplicativos para dispositivos móveis e de jogos, com o assessoramento da Agit.

Atualmente, o Programe seu Futuro é desenvolvido com escolas dos municípios de Chiapetta, Ijuí, Joia e Santa Rosa. Interessados em fazer parte do projeto podem contatar a Agit da Unijuí.