Realizado o 1º Congresso Empreendedoras Campeãs na Unijuí - Unijuí

Realizado o 1º Congresso Empreendedoras Campeãs na Unijuí

No último sábado, 22 de abril, foi realizado no Salão de Atos da Unijuí o 1º Congresso Empreendedoras Campeãs - Mulheres no Topo do Sucesso, promovido pela Agência de Inovação Tecnológica (Agit) e pela Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica - Criatec. O evento marca o encerramento do projeto Empreenda Mais Mulheres Empreendedoras, financiado pelo Governo do Estado por meio da Secretaria Estadual de Assistência Social.

Iniciado em março de 2022, o projeto teve como objetivo estimular o empoderamento feminino através do empreendedorismo. Para isso, foi ofertada uma jornada de qualificação em metodologias de criação e desenvolvimento de negócios, além de mentorias individuais, para cerca de 1.400 mulheres do Rio Grande do Sul.

No sábado, as participantes acompanharam uma série de discussões, desde a manhã até o fim da tarde. Entre os temas abordados, estiveram o “Marketing digital: o segredo para o verdadeiro engajamento", com Marcus Tonin; “Desperte a sua superstar e venda mais”, com Betine Santos; “Felicidade nos negócios”, com Diana Ceolin; e “Os segredos das mulheres campeãs", com Álvaro Adam. Além disso, foi realizada apresentação de cases de sucesso com o Painel Inspiração e atividades culturais.

Coordenadora da Criatec da Unijuí, Maria Odete Palharini também conduziu um desafio às mulheres participantes. Divididas em times de até 10 integrantes, elas tiveram que escolher um dos cinco temas geradores - Cultura Empreendedora, Segurança contra a violência doméstica, Otimização da segurança escolar, Estimulação do empreendedorismo feminino ou Como cuidar do lado emocional das pessoas - para, então, criar uma ideia de negócio. As propostas foram avaliadas a partir da inovação, possibilidade de implantação e impacto à sociedade. As vencedoras, por sua vez, receberam medalhas.

A proposta “Cultura Empreendedora nas Escolas” foi a vencedora do desafio ao propor a inserção, na grade curricular do Ensino Fundamental, de aulas de educação financeira, inteligência emocional, empreendedorismo, gestão de tempo e produtividade. O segundo lugar foi conquistado pela equipe que apresentou a proposta “Mulheres por Mulheres”, voltada ao desenvolvimento de projetos para reestruturação da vida de mulheres que precisam sair do meio em que vivem, em razão da violência doméstica.

Conforme destacou a reitora, professora Cátia Maria Nehring, o dia foi de formação, de discussão e de colaboração. “Não queremos tornar a questão de gênero, das mulheres, uma pauta. Mas colaborar para que as mulheres tenham condições de crescer. E essa condição, acreditamos, passa pelo conhecimento. Para falarmos em protagonismo, em empreendedorismo, precisamos ter ferramentas para poder ser”, reforçou.