Unijuí apresenta diferenciais do Same aos municípios interessados em avaliar suas redes de ensino - Unijuí

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Visita à Secretaria de Educação de Santa Rosa: responsável pelo Escritório de Relações Universidade - Comunidade da Unijuí, Graciele da Rosa Bertoldo; diretora pedagógica Josyane Heck; professora Cátia Nehring; secretária de Educação e Cultura, Lires Zimmermann Fūhr; coordenadora do campus da Unijuí em Santa Rosa, Taciana Enderle; e a coordenadora pedagógica Cleonir Mittelstadt

Depois de realizar as devolutivas aos municípios que participaram do Sistema de Avaliação Municipal da Educação Básica (Same), e de ofertar formações aos professores que compõem as redes de ensino, a equipe de coordenação da Unijuí retomou as atividades de apresentação da avaliação para os municípios que ainda não conhecem o processo avaliativo, e também para cidades que já aplicaram a prova, mas que desejam realizar uma nova etapa avaliativa, no ano de 2023.

Criado para traçar um raio-x da educação do Ensino Fundamental, o Same avalia a aprendizagem dos alunos do 2º ao 9º Ano, nas disciplinas de matemática e língua portuguesa. A avaliação tem sido uma importante ferramenta aos gestores que buscam identificar o impacto da pandemia de covid-19 no aprendizado dos seus alunos.

No ano passado, o Same foi aplicado em seis municípios. O objetivo da coordenação é que, em 2023, os municípios que são sedes da Unijuí apliquem a prova. Ijuí realizou a avaliação somente em 2021, e Panambi, Santa Rosa e Três Passos ainda não avaliaram suas redes de ensino. Por isso, o Same foi apresentado às quatros Secretarias Municipais de Educação, que foram representadas por secretários e coordenadores pedagógicos. 

Conforme destacou a coordenadora do Same e reitora da Unijuí, professora Cátia Maria Nehring, neste ano foi qualificada a plataforma a ser entregue aos municípios. A ferramenta explicita os resultados da avaliação, permite comparativos e o cruzamento de informações, a partir da visão do município, da escola e da turma, nas disciplinas de português e matemática, considerando a estrutura da prova, que é organizada a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), da Avaliação Nacional da Alfabetização (prova ANA) e do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), com alunos do 2º ao 9º Ano do Ensino Fundamental.

Para além da melhoria na plataforma, com comparativo entre os anos, os municípios também recebem uma formação, que é realizada com os professores a partir de um caderno de orientações didático-pedagógicas. Todo este material e ações contemplam o objetivo principal do Same, que é auxiliar o professor e o gestor municipal a ter instrumentos mais qualificados para repensar o planejamento escolar do ano subsequente”, reforçou a professora Cátia Nehring.

A Agência de Inovação Tecnológica (Agit) e o Escritório de Relações Universidade - Comunidade se colocam à disposição de todas as secretarias municipais que desejam conhecer a potencialidade do projeto, considerando a expertise do grupo em realizar a avaliação por dois anos, com envolvimento de mais de 5 mil alunos e seis municípios da região da Associação dos Municípios do Planalto Médio (Amuplam). O contato pode ser realizado pelo e-mail comunidade@unijui.edu.br.


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