Smart LiveLab da Unijuí inspira intercâmbio de conhecimento entre Brasil e México - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Fruto de uma parceria entre a Unijuí e o poder público de Santa Rosa, o “Smart LiveLab: Espaço Colaborativo de Inovação Tecnológica para fomentar o desenvolvimento econômico social da Macrorregião Noroeste e Missões” é um projeto que vem ganhando cada vez mais destaque na região e, mais recentemente, ultrapassou as fronteiras do país e também ganhou notoriedade no exterior. Em reunião realizada nesta semana entre representantes da Unijuí, prefeitura de Santa Rosa, prefeitura de San Marcos - México e da Universidade de Cambridge - Reino Unido houve a apresentação do projeto já desenvolvido na região de Santa Rosa, inspirando os convidados.

O coordenador do Smart LiveLab e do Programa de Modelagem Matemática e Computacional da Unijuí, professor Sandro Sawicki, a reunião foi realizada a partir do interesse do município mexicano de San Marcos em reproduzir o projeto em sua cidade. “Eles estão interessados em nosso Laboratório e formato de atuação. Tanto que enviaram um funcionário da prefeitura, formado em informática, para realizar o mestrado conosco na Unijuí, no Programa em Modelagem Matemática e Computacional, na temática de cidades inteligentes e IoT, com intuito de aprender a tecnologia e ser o elo entre esses dois municípios, criando uma parceria forte entre as duas prefeituras, para além da Universidade”, explica o professor.

Arturo Dina, acadêmico do PPGMMC e intercambista vindo da cidade mexicana de San Carlo já está no Brasil fazendo suas atividades de mestrado. Atualmente ele reside em Ijuí, mas devido ao vínculo estabelecido entre os dois municípios, deve ir com frequência para Santa Rosa com objetivo de fortalecer esses laços. “A prefeitura de Santa Rosa deve auxiliar San Marcos nos processos de implementação. A troca entre as duas cidades deve tornar os processos cada vez mais eficientes, especialmente os atendimentos aos cidadãos, melhorando a qualidade de vida em geral”, conta Sawicki, afirmando ainda que uma comitiva da cidade mexicana deverá vir ao Brasil para visitar Santa Rosa e o projeto implementado no campus da Unijuí. 

 Participaram da reunião o coordenador do Smart LiveLab pela Unijuí, professor Sandro Sawicki; o prefeito de Santa Rosa Anderson Mantei; o líder do Grupo de Computação Aplicada e articulador da internacionalização do PPGMMC, professor Rafael Frantz; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo de Santa Rosa, Odaylson Eder; o prefeito de San Marcos, do México, Tomás Hernandez Palma; o secretário de Turismo de San Marcos, Carlos Gallegos; e o professor doutor da Universidade de Cambridge, UK, colaborador do grupo de pesquisa de cidades inteligentes da Unijuí, Carlos Molina.

Smart LiveLab

O Smart LiveLab é focado na criação, prototipagem e testes de soluções no contexto da Internet das Coisas (IoT) e Cidades Inteligentes, concentrando atividades principalmente nas áreas que se destacam na Macrorregião Noroeste/Missões: agronegócio, eletrometalmecânica, geração de energia e atenção integral à saúde. O Laboratório conta com quatro espaços físicos: Front LiveLab - para recepção de parceiros e usuários; Idea LiveLab - para estimular a criatividade e a inovação, com um conjunto de tecnologias que contemplam ferramentas criativas, equipamentos de informática e softwares; Make LiveLab - para o processo de prototipação, produção de pilotos e testes de componentes; Storage LiveLab - um conjunto de servidores de alto desempenho e de alta capacidade, que permite o armazenamento e recuperação dos dados coletados pelos sensores. O outro ambiente é a própria cidade de Santa Rosa, tratada como City LiveLab, que tem a cobertura de 22 antenas para capturar os dados enviados pelos diversos tipos de sensores espalhados na zona urbana e rural.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.