Estudantes estrangeiros são recepcionados na Unijuí - Unijuí

Estudantes estrangeiros são recepcionados na Unijuí

Vindos do México, Paraguai, Estados Unidos e Angola, os estudantes Arturo Dina, Kévin Bordon, Analee Davis e Domingos Bernardo chegaram ao Brasil e à Unijuí com grandes expectativas de vivenciar a nova experiência deste intercâmbio entre países e Universidades. Os estudantes foram recepcionados oficialmente na Universidade, na tarde desta segunda-feira, 27 de março, pelo vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Fernando Jaime González, o qual ouviu sobre os primeiros dias da ambientação dos estudantes na Universidade, bem como falou sobre o papel da Unijuí nos próximos meses junto ao caminho dos estudantes.

“Em nome da nossa reitora e dos demais vice-reitores, gostaria de desejar as boas-vindas à nossa Universidade. É um prazer recebê-los aqui. Gostaria de saber como vocês têm passado, se ambientado e também dizer que o nosso Escritório de Relações Internacionais está disponível para auxiliá-los no que for necessário, seja em questões acadêmicas ou de adaptação ao nosso país. Além disso, por meio do ERI, vamos proporcionar inúmeras atividades às quais gostaríamos de contar com a presença de vocês, pois entendemos que a presença de vocês é inspiradora para todos os acadêmicos de nossa instituição”, destaca o vice-reitor.

Analee Davis, dos Estados Unidos, será English Teaching Assistant (ETA) na Unijuí e relata que essa será sua primeira experiência como ETA. “Ainda estou conhecendo um pouco dos espaços e da cultura, bem como da Universidade. Mas estou super aberta e com muita expectativa para desenvolver um trabalhar aqui”, conta.

Apesar de ter viajado vários quilômetros para chegar do México até o Brasil, Arturo Dina, mestrando do Programa em Modelagem Matemática e Computacional, diz sentir-se em casa. “Estou surpreendido com a hospitalidade brasileira, com o carinho que recebo das pessoas. Consigo entender bem as aulas e acompanhar com tranquilidade as atividades das aulas”, destaca e acrescenta que será o contato direto de sua universidade e a Unijuí, fazendo um link entre ambas para troca de tecnologias e experiências para debater cidades inteligentes e turismo inteligente.

Kévin Bordon é o mais novo entre os estudantes intercambistas, sendo da área de Engenharia Comercial da UNAE, do Paraguai, fazendo um intercâmbio na Unijuí cursando disciplinas de Administração e Publicidade. “Para mim foi um preparo muito longo psicológico para vir para outro país estudar e conhecer outra cultura. Por isso, foi muito importante a recepção que recebi dos professores do ERI. Foi uma recepção muito calorosa que eu realmente não esperava. Conheci pessoas que realmente marcam um antes e depois na minha vida. É incrível e reforça esse compromisso que assumimos com nossas instituições e famílias ao escolhermos vir viver essa experiência”, enfatiza.

O mestrando em Atenção Integral à Saúde, Domingos Bernardo, da Angola, comenta que por ter cursado um ano inteiro de disciplina online no Programa, já estava habituado ao idioma e também ao próprio fuso horário brasileiro, mas que ainda assim, ao se mudar para o Brasil, ainda enfrentou algumas dificuldades de adaptação com o horário, mas que agora já está se habituando à rotina. “Há muito tempo decidi que eu viria para o Brasil fazer o mestrado e isso aconteceu aqui na Unijuí. Já era para ter acontecido em 2020, mas devido a todos os problemas ocorridos no mundo precisou ser adiado. Hoje me sinto em casa com professores e colegas”, comenta.

A assessora institucional Vanderleia Haiski ressalta que a vinda dos estudantes de diferentes países inspira os acadêmicos brasileiros a também buscarem novas oportunidades em instituições parceiras fora do país, enfrentando os desafios da língua e também o intercâmbio da cultura e de conhecimento.