Na última semana, a Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Fidene), mantenedora da Unijuí, firmou um acordo de cooperação com a Cooperativa Tritícola Santa Rosa Ltda, a Cotrirosa. O objetivo da parceria é promover um programa de cooperação e intercâmbio científico e tecnológico, abrangendo atividades de ensino, pesquisa, desenvolvimento, absorção e transferência de tecnologias, além da prestação de serviços científicos e tecnológicos.
O encontro contou com a presença do vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Fernando Jaime González; da coordenadora do campus Santa Rosa, professora Taciana Enderle; do coordenador da Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica (Criatec) de Santa Rosa, Lucas Escher; e da chefe do Eixo Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da Agência de Inovação Tecnológica (Agit) da Unijuí, Fabiana Simon. Representando a Cotrirosa, estiveram presentes o presidente do Conselho de Administração, Clenir Antonio Dalcin; o vice-presidente Pedro Olavo Rauber; e o analista de Tecnologia e Inovação da Cooperativa, Nelinho Davi Graef.
Entre as metas do acordo de cooperação estão a promoção de diagnósticos e estudos de inovação, mercado e tendências; a possibilidade de uma conexão da Cotrirosa com startups e o ambiente de inovação da Criatec da Unijuí; a proposição de um hackathon e/ ou maratona de inovação para a Cotrirosa; e a elaboração de um mapeamento de possíveis formações e capacitações de interesse da cooperativa.
Para o vice-reitor de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Fernando Jaime González, a parceria é promissora. “Durante a reunião entre nossa equipe e o presidente Clenir, o vice-presidente Pedro e o gestor de Inovação da Cooperativa, Nelinho Graef, pudemos discutir os desafios e as oportunidades que enfrentamos em nossas próprias organizações, além de explorar maneiras de trabalharmos juntos para atingir objetivos comuns. Foi uma troca valiosa de ideias e perspectivas que nos permitiram identificar áreas onde podemos colaborar para apoiar a inovação e o desenvolvimento na região”, afirmou.
De acordo com o analista de Tecnologia e Inovação da Cooperativa, Nelinho Davi Graef, a Cotrirosa busca se consolidar como uma empresa inovadora, melhorando seus processos, expandindo seus negócios e, principalmente, aumentando a percepção de valor do seu associado. “Para isso, a Cooperativa está estabelecendo parcerias com diversos atores do ecossistema de inovação. Nesse contexto, a Unijui é uma parceira natural devido à sua atuação na educação, pesquisa e desenvolvimento, extensão e empreendedorismo”, explicou.