Unijuí firma parceria com Ceriluz para estudo sobre qualidade da água na área de atuação de centrais hidrelétricas - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ


Foto: Comunicação Ceriluz

Na manhã desta segunda-feira, 20 de março, a Unijuí assinou um contrato de cooperação técnica com a cooperativa Ceriluz, visando o desenvolvimento do projeto de pesquisa intitulado “Nascentes: qualidade da água e entorno e recursos de educação e consciência ambiental na área de atuação de pequenas centrais hidrelétricas junto à bacia hidrográfica do Rio Ijuí”. 

Através desta parceria, a Universidade, por meio do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade, realizará o estudo na região Noroeste do Estado, nos municípios de Ijuí e Bozano, junto à bacia hidrográfica do Rio Ijuí. O objetivo é monitorar a qualidade da água das nascentes avaliando os impactos das condições ambientais do entorno e contribuindo para a formação de banco de dados na análise da dinâmica de comportamento e seu curso d'água. 

Além disso, compreender os processos antrópicos que interferem na qualidade da água e a biodiversidade nos ambientes aquáticos e sistematicamente gerando possíveis soluções de remediação; e desenvolver ações de sensibilização e educação ambiental sobre a importância das nascentes de água e da sua preservação e conservação na comunidade local e regional.

Segundo o responsável técnico da Ceriluz, Romeu de Jesus, a cooperativa está com uma grande expectativa com relação ao projeto. “Por parte da Ceriluz, é extremamente importante darmos sequência a este estudo já realizado onde, a partir dos resultados, iremos ampliar nosso trabalho de educação ambiental junto à comunidade”. 

Para o coordenador do Programa em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade da Unijuí, professor José Gonzalez da Silva, a assinatura do contrato para a realização do projeto, reforça o papel da Unijuí como promotora do desenvolvimento da região. "Esta parceria permitirá a continuidade de um projeto anterior onde foram realizados vários estudos sobre a qualidade da água de nascentes e da biodiversidade no meio rural, onde se sabe que há muitos impactos ambientais decorrentes das atividades agropecuárias”, destaca o professor, reforçando a importância da pesquisa.

“O estudo permitirá que tenhamos informações necessárias para, no futuro, melhorarmos estas condições e, principalmente, dar suporte aos agricultores, setores público e privado para o desenvolvimento de estratégias para o cuidado com a qualidade da água e recursos hídricos. Inclusive, que a metodologia desenvolvida no projeto venha a se consolidar como uma estratégia a ser empregada em todo o Rio Grande do Sul ", frisou.

O projeto vai oportunizar ainda a inserção de estudantes de graduação de diferentes cursos, bem grupos de pesquisa que se articulam nas ações de execução e desenvolvimento da pesquisa. 

Também estiveram presentes no ato de assinatura de contrato a reitora da Unijuí, professora Cátia Maria Nehring; o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Fernando Jaime González; a chefe do Eixo Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da Agência de Inovação e Tecnologia da Unijuí (Agit), Fabiana Simon e a egressa do PPGSAS, Márcia Sostmeyer Jung, que trabalhou como mestranda na primeira fase do projeto e agora vai atuar como pesquisadora mestre. 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.